Na opinião de um prestigiado prócer tucano, que conhece a fundo a política goianiense, no momento só tem um nome para disputar de verdade com Íris Rezende nas eleições deste ano. Íris é, no momento, o franco favorito, e não tem, ao que parece, adversário a altura.

Mas, segundo a avaliação serena do veterano político tucano, Elias é o único capaz de polarizar com o prefeito de Goiânia, e “talvez até mesmo derrotá-lo, como aconteceu em 98, quando Marconi venceu a disputa que começou com Íris ostentando mais de 70% dos índices das pesquisas”. Ou seja: Íris não é imbatível. Mas, se existe alguém que pode batê-lo, seria Elias Vaz.

Qual o cabedal de Elias? Ele foi o deputado federal mais bem votado em Goiânia. É ainda jovem, pelos padrões da cultura política, podendo também encarnar o mito do “novo”. É identificado como vereador que fez oposição intransigente ao atual prefeito,, ocupando naturalmente o lugar do antípoda de Íris.

Ocorre que Elias tem medo dessa disputa. Ele até agora não assumiu a candidatura, a despeito das fortes pressões que vem sofrendo por parte de suas bases. Ele tem dito a correlegionários que, assumindo-se candidato, ficará fortemente muito exposto, vai começar a “levar porrada por todo lado”. Alem disso, teria que lidar com a demanda fisiológica, com as solicitações impertinentes… Enfim, com todos os parasitas que assediam os candidatos em épocas eleitorais visando obter vantagens pessoais.