O Ministério da Educação (MEC) informou na noite desta segunda-feira (27) que vai suspender por tempo indeterminado a abertura de inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni). Segundo a pasta, como a divulgação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) está suspensa pela Justiça Federal, não é possível dar continuidade ao cronograma de outros programas do Ensino Superior.

As inscrições para o Prouni teriam início nesta terça-feira (28). No entanto, o MEC informa que, mesmo sem a abertura, os estudantes poderão consultar as 251.139 bolsas que serão ofertadas no site do programa. Em nota, a pasta diz que “os cronogramas definitivos dos programas de acesso à Educação Superior serão publicados após decisão final da Justiça”.

A Advocacia-Geral da União (AGU) recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para tentar reverter decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), que manteve a suspensão da divulgação do resultado do Sisu. A decisão da desembargadora Therezinha Cazerta levou em consideração erros na correção da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), admitidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza a aplicação do exame em todo o país.

Também em nota nesta segunda-feira (27), o Ministério da Educação (MEC) informou que o novo portal do Sisu ficou disponível 91,6% do tempo em que as inscrições estavam abertas. Cerca de 66% dos acessos foram feitos por celulares ou tablets, logo no primeiro ano em que a inscrição do Sisu pôde ser feita por esses dispositivos.

O balanço aponta que a região do país com o maior número de inscrições foi a Nordeste, com 1.375.758. Na sequência, vieram o Sudeste, com 1.088.094; Sul, com 368.751; Norte, com 322.954 e Centro-Oeste, com 302.801.

Medicina foi o curso com maior número de inscritos, com 274.190. Administração e Direito seguem a lista, com 190.454 e 175.413, respectivamente. Os cursos mais concorridos – com maior número de inscrições por vaga ofertada – foram Ciências Biomédicas, com 145 inscrições por vaga; Educação Física, com 106 inscrições por vaga, e Têxtil e Moda, com 94 inscrições por vaga.

Quem não conseguir uma vaga pelo Sisu pode tentar uma vaga pelos vestibulares tradicionais. Há ainda o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferta bolsas integrais e parciais (50%) em instituições privadas, e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies), para financiar o valor da graduação.

No entanto, conforme a Advocacia-Geral da União (AGU), a alteração no cronograma do Sisu também pode afetar alguns desses programas. A AGU informou, nesta segunda-feira, que vai recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para tentar reverter decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), que manteve a suspensão da divulgação do resultado do Sisu.