A Prefeitura de Goiânia informou hoje que os boletos referentes ao IPTU 2020 serão entregues ao contribuinte,por correspondência. Em coletiva na manhã desta terça-feira,28, o secretario de Finanças, Alessandro Melo explicou, durante lançamento do programa Domicílio Tributário Eletrônico, que o prazo para cadastro vai até 1 de janeiro de 2021 . Entretanto, ele explica que todos os demais tributos serão comunicados exclusivamente pelo portal já em 2020, no caso o ITU, ISS e ISTI.

O DTE é uma plataforma que restringe a canais online a comunicação com o contribuinte para pagamento de tributos. “A Prefeitura quer economizar com os custos operacionais que temos hoje e dar autonomia para o contribuinte resolver as pendências de casa, sem precisar se deslocar”, explicou Alessandro que prevê uma economia  de R$ 1,8 milhão.

Essa redução de gastos, explica Alessandro Melo, se dará a partir do momento em que a prefeitura não precisará mais gastar com a comunicação feita por Correios. Ele garante, também, que o cadastro é simples e o contribuinte poderá contar com o auxílio do Atende Fácil caso encontre alguma dificuldade. No portal, que passa a vigorar a partir de hoje,  o contribuinte deve colocar o CPF.

 

“Para se cadastrar basta colocar o CPF. As pessoas podem vir ao Atende Fácil, onde podem fazer o cadastro, solicitar que o atendente ensine como usar de casa, ou pelo celular”, explicou o secretario que adiantou que a a nova metodologia deve também facilitar a vida do contribuinte, porque os encargos com correspondência acabavam encarecendo a dívida e dificultando o pagamento.

O DTE já é usado pelo governo federal e estadual, além de várias outras unidades da federação, tendo comprovada sua eficácia. O cadastro será obrigatório a partir de 2021  para aproximadamente donos de 700 mil imóveis e 25o mil empresas. “Estamos modernizando nossa comunicação com o contribuinte,” declarou Melo que adiantou estar a prefeitura investindo R$ 8 milhões no programa.