O fim do quarto turno já é uma realidade nas escolas estaduais do entorno do DF. A iniciativa cumpre, assim, um dos compromissos do governador Ronaldo Caiado na área da educação. Nesta segunda-feira (3/2), durante a abertura oficial do ano letivo de 2020 no Colégio Estadual Delfino Oclécio Machado, no Jardim Ingá, em Luziânia, o governador, a primeira-dama Gracinha Caiado e a secretária de Estado da Educação Fátima Gavioli visitaram as seis salas modulares destinadas à unidade escolar.

As salas foram a alternativa encontrada pelo Governo de Goiás para acabar com o turno intermediário, também conhecido como ‘turno da fome’ nas unidades escolares da rede pública estadual. Ronaldo Caiado destacou sua alegria e satisfação em colocar fim a um problema que persistia há mais de 25 anos.
“Esse era um de nossos principais desafios na área educacional e me sinto muito feliz de estar aqui hoje anunciando a solução para esse problema. Segundo o governador, o fim do quarto turno garante maior dignidade aos alunos porque coloca todos eles em pé de igualdade em relação às condições de aprendizagem.

Sobre as salas modulares, ele elogiou o conforto e a segurança e destacou a possibilidade do professor poder interagir mais com os alunos, já que as quatro paredes podem ser transformadas em lousa.
Das 67 salas modulares adquiridas pelo Governo de Goiás, o C. E. Delfino Oclécio Machado recebeu seis unidades. Cada uma delas atende 40 alunos, conta com equipamentos de ar-condicionado e proporciona conforto e segurança aos estudantes, além de facilitar a limpeza diária.

O governador fez a entrega de conjuntos de uniformes para todos os alunos da unidade escolar. “Resolvemos dois problemas importantes de uma vez só”, frisou Ronaldo Caiado, referindo-se ao fim do quarto turno e à distribuição dos uniformes. O Colégio Estadual Delfino Oclécio Machado foi a primeira unidade escolar da rede estadual a receber os novos uniformes, contemplando os 2.400 alunos do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O diretor do C. E. Delfino Oclécio Machado, José Junio Senra, elogiou a chegada das salas modulares, das novas carteiras e dos conjuntos de uniformes distribuídos aos alunos. Comemorou também os recursos que a unidade escolar recebeu, em dezembro de 2019, do programa ‘Reformar Goiás’. A verba, no valor de R$ 33 mil, foi usada para substituir todas as lâmpadas incandescentes por led, pintura externa e interna e para reparos na parte hidráulica.

 

Informação do setorial da Secuc