Segundo o portal Uol a  viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para encontrar o papa Francisco, no Vaticano, adiou um depoimento à Justiça e o encontro com a bancada petista, em Brasília.

Parlamentares esperavam receber, na segunda-feira (10), orientações de Lula para atuar no Congresso em relação às pautas do governo Jair Bolsonaro (sem partido).A coordenação do partido se organiza para que a reunião aconteça depois do Carnaval, no máximo no começo de março.

A agenda na capital federal será aproveitada para reuniões com lideranças da esquerda e centro. O PT é o principal partido da oposição e tem a maior bancada da Câmara (53 deputados) e quinta do Senado (6 senadores). Um dos focos da atuação deste ano é desidratar pautas econômicas do ministro Paulo Guedes (Economia) e incluir questões sociais em temas como reforma tributária.

Desde que saiu da prisão, em novembro do ano passado, o ex-presidente mantém conversas pontuais com lideranças e parlamentares da bancada, em São Paulo e pelas capitais que tem visitado. A reunião em Brasília será o primeiro encontro do petista com a bancada do Congresso.