O PT dá início hoje,7, no Rio de Janeiro a comemoração de seus 40 anos com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O evento, que foi chamado de “Festival PT 40 anos” e será realizado nos dias 7, 8 e 9 de fevereiro no Armazém da Utopia, na região central do Rio de Janeiro (RJ). Durante 3 dias, o partido pretende reunir lideranças e figuras históricas do partido, militantes e movimentos sociais.

Segundo informações da agremiação as comemorações terão eventos por todo o Brasil e no Mundo, incluindo Portugal e Espanha. Em Portugal, o Núcleo do PT Lisboa organiza ato político na Casa do Alentejo na segunda-feira, 10, às 19h30. Estarão presentes fundadores e ex-coordenadores do Núcleo do PT Lisboa.
No mesmo dia, um grupo de militantes organiza um debate sobre políticas migratórias, que começa às 18h na Voz do Operário.

Na Espanha, o Núcleo do PT Madri organiza ato político no sábado, 8, às 18h00. Haverá vídeo sobre a História do Partido, apresentação artística e bolo de aniversário. O ato ocorre na Calle Concordia, 6.

O evento não terá a presença de um dos seus expoentes, o ex-governador Tarso Genro que declarou ao portal Uol que o partido precisa mudar o discurso. ” Nós temos um discurso e um programa ancorado na época em que o partido foi fundado e ainda agimos como se existisse uma classe trabalhadora nas fábricas que teria potencial hegemônico na sociedade. Operamos como se o nosso trabalho fosse organizar esta classe de pessoas para lutar por uma utopia. Isto mudou radicalmente.”