Já estão na Base Aérea de Anápolis os 34 brasileiros resgatados na China. Eles vieram em dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) enviados ao país asiático na última quarta-feira, 5, as aeronaves pousaram às 6h05 e 6h12 vindas de Fortaleza.

Por meio do Instagram, o governador Ronaldo Caiado deu boas vindas aos brasileiros lembrando que a missão foi coroada de èxito. “A alegria de nossos irmãos em solo brasileiro é enorme e esperamos que todos estejam bem para retornar ao convívio de seus familiares o mais breve possível.”

A primeira dama Gracinha Caiado também se manifestou por meio do Instagram dizendo ser triste “e repugnante as manifestações contra a vinda dos 34 brasileiros da China para Anápolis. Infelizmente isso demonstra, por parte de alguns, egoísmo, interesse financeiro, falta de patriotismo e, acima de tudo, ausência de fraternidade e amor cristão. Parabéns ao Governador Ronaldo Caiado e a todos que proporcionaram o retorno desses brasileiros!”

Os repatriados vão permanecer em quarentena por 18 dias, no hotel de trânsito da Base Aérea de Anápolis, que foi especialmente preparado para essa operação. A tripulação –médicos, pilotos, enfermeiros, etc. – que participou do resgate também vai cumprir período de quarentena.

Os brasileiros ficarão em apartamentos individuais ou, no caso dos que são pais ou mães de crianças menores, poderão ficar no mesmo quarto. O grupo inclui crianças de 2 e 3 anos e outras de 7 a 12 anos. As visitas estão proibidas.

Todo o perímetro da área reservada aos repatriados tem 900 metros quadrados. Eles terão atendimento médico e odontológico gratuito e vão receber seis refeições diárias. O esquema será semelhante ao de um hotel, com serviço de quarto 24 horas e monitoramento permanente.

Também foi instalada brinquedoteca para o entretenimento das crianças que fazem parte do grupo. Até mesmo uma sala de cinema foi montada e servirá ainda como auditório coletivo, na área externa do hotel.O uso de internet também está liberado, por meio de um rede Wifi. Fora dos apartamentos, o uso de máscara de proteção será obrigatório, para evitar contaminação.