A Prefeitura de Goiânia dá andamento ao projeto de recuperação de todas as áreas verdes da capital para até o inicio da primavera. De acordo com o presidente da Amma, Gilberto Marques Neto os serviços consistem na recuperação dos calçamentos, bancos, lixeiras, parquinhos, estações de ginástica, além de podas, roçagem e replantio de árvores nativa do Cerrado.

Gilberto Marques Neto relata também que a intenção é proporcionar ainda mais conforto e segurança aos frequentadores dos 42 parques de Goiânia. “Além dos trabalhos de infraestrutura nas áreas verdes, roçagem e limpeza também foram intensificadas, pois nesse período de chuvas é preciso uma atenção maior para os nossos parques e bosques”. Ele conta que lâmpadas queimadas também estão sendo trocadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra). “É grande o público que se utiliza das unidades de conservação no período noturno, por isso a nossa preocupação”, pontua.

Goiânia conta com 42 áreas públicas de proteção ambiental, entre parques e bosques, que totalizam mais de 1,5 milhão de metros quadrados. A a capital possui 94 metros quadrados de áreas verdes por habitante. A cidade figura entre as cidades com melhor índice de qualidade de vida do país. Município brasileiro com maior área verde por habitante (94 m²) e detentor do segundo maior quantitativo proporcional do mundo (precedido apenas de Edmonton, no Canadá, com taxa de 100 m²), a cidade destaca-se por implementar um modelo de desenvolvimento urbano aliado à consistente política de responsabilidade ambiental.

Além do grande número de áreas verdes, que supera em quase oito vezes a taxa preconizada pela Organização das Nações Unidas (12 m²), a capital goiana é a cidade brasileira com maior quantitativo de árvores em vias públicas. Possui a melhor infraestrutura urbana do Brasil (IBGE/2012), o maior parque de diversões público da América Latina e, em breve, terá concluídas as obras dop maior parque linear do mundo: o Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama).

Com informações da Diretoria de Jornalismo da Secom Goiânia