A rede Atende Fácil deixa de funcionar aos sábados. Como parte das medidas necessárias à prevenção e enfrentamento à pandemia provocada pelo Coronavírus (Covid-19), a partir deste sábado, 21/03, as unidades Paço Municipal, Estação Ferroviária e Conselho Regional de Contabilidade (CRC-GO) estarão fechadas.

O atendimento ao público ocorrerá apenas de segunda a sexta-feira enquanto estiver em vigor a situação de emergência em saúde pública no município de Goiânia, declarada por meio do Decreto Nº 736, publicado no Diário Oficial do Município (DOM-e) no último dia 13.

Outra mudança é a redução de carga horária. A rede, que antes funcionava 12 horas por dia, agora está em operação somente meio período, das 7 às 13 horas. Mesmo com a alteração no horário de funcionamento, está mantida a exigência de agendamento prévio.

A solicitação de reserva de data e horário para atendimento deve ser feita por meio do site www.goiania.go.gov.br, conforme disponibilidade de agenda. É necessário informar nome completo, e-mail e número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), além de criar senha para acesso futuro ao serviço online.

O sistema, que está em vigor desde a última quarta-feira, 18, é uma forma de reduzir aglomerações nas recepções das unidades e de estimular o isolamento social preventivo, determinado pelo Governo de Goiás no Decreto Estadual Nº 9.637, publicado no Diário Oficial de Goiás também como resposta à pandemia provocada pelo Coronavírus.

Além da exigência de agendamento, a situação de pandemia demandou a reestruturação física de todas as unidades da rede. Desde o último sábado, 14, os atendentes foram posicionados de forma intercalada para manter a distância de segurança recomendada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entre 1,5 e 2 metros; as cadeiras e os guichês estão mais distantes e os computadores foram dispostos de modo a funcionar como barreira protetiva auxiliar.

Os atendentes também receberam máscaras, papel toalha e álcool gel, tanto para uso dos cidadãos quanto para os servidores. Ocorreu ainda treinamento para higienização adequada da estrutura física.

Apesar da adoção do novo protocolo de atendimento aos cidadãos, a pasta orienta que o ideal é que os munícipes restrinjam a solicitação de atendimento presencial aos casos extremamente necessários e que não podem ser efetivamente resolvidos pela internet.

Um dos serviços mais procurados na rede, a título ilustrativo, é a emissão do Documento Único de Arrecadação Municipal (DUAM). A guia para pagamento de tributos como os impostos Predial e Territorial Urbano (IPTU/ITU) e Sobre Serviços (ISS) pode ser emitida em qualquer local com acesso à internet, sem necessidade de deslocamento pessoal até uma unidade Atende Fácil.

Outro exemplo é a geração boleto e laudo do Imposto Sobre Transmissão de Imóveis (ISTI), ambos serviços disponíveis no portal da Prefeitura de Goiânia.

Além das alterações na rede de relacionamento presencial com os cidadãos, a confirmação dos primeiros casos de Coronavírus em Goiânia desencadeou uma série de medidas que incluem a suspensão das atividades dos parques Mutirama e Zoológico, da Orquestra Sinfônica de Goiânia; dos centros culturais Goiânia Ouro, Grande Hotel e Mercado Popular da 74; cancelamento ou adiamento de eventos culturais públicos e privados, entre outras.

Todas com objetivo de evitar aglomerações que favoreçam a contaminação pelo Coronavírus e alinhadas com as orientações do Ministério da Saúde (MS). Até agora, em todo o mundo, o Coronavírus já matou mais de 10 mil pessoas, segundo monitoramento da Universidade Johns Hopkins, Estados Unidos.

Inf0rmação Giselle Vanessa Carvalho, da editoria de Finanças da Prefeitura de Goiânia