Segundo conceitos a honestidade é um valor ou qualidade própria do ser humano que tem uma estreita relação com os princípios de verdade, justiça e com a integridade moral. Uma pessoa honesta é aquela que procura sempre anteceder a verdade em seus pensamentos, expressões e ações.

Às vezes podemos fazer prova desta definição expressada nos dicionários, como é o caso de comprar na Barraca da Honestidade. Instalada às margens da Go 139, saída para Marzagão, no município de Caldas Novas, está localizado o comércio onde os clientes chega, entra, compra o que precisa, paga e vai embora.

Entre os produtos estão vegetais, verduras e legumes, todos orgânicos. As unidades custam R$ 2,50. Os consumidores precisam escolher o que levar e depositar o dinheiro em uma espécie de cofre.

A ideia surgiu, segundo os proprietários, ao ver a experiência registrada por alguns municípios e postadas nas redes sociais. Antes a comercialização se dava no atacado para a rede de restaurantes e hotéis da cidade de Caldas Novas. Com a crise do Coronovírus, e o fechamento da rede de bares e restaurantes, surgiu a nova modalidade de comercialização como forma de não perder os produtos, que garantem os proprietários, tem dado muito certo.

O estabelecimento fica aberto das 7 às 18 horas.