A região do entorno do DF conta a partir de hoje com o Hospital de Campanha de Águas Lindas dotado de 200 leitos iniciando o atendimento com 60, sendo 50 leitos de enfermaria e 10 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Os outros leitos serão disponibilizados conforme a necessidade da região. A inauguração aconteceu na manhã desta sexta-feira, 5, e contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro (Sem partido), de seu líder na Câmara, deputado Vitor Hugo (PSL), do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), dentre outras lideranças.

O momento confirmou que as relações entre o governador e o presidente da republica voltarem a ser cordiais ( eles divergiram quanto ao enfrentamento do Coronavírus, logo no início da pandemia ). Caiado esteve em Brasília quando convidou o presidente para a inauguração e durante evento teceu elogios e agradecimento a Jair Bolsonaro.O presidente por sua vez declarou que “sempre fomos amigos e morreremos amigos” e escreveu: “Agradeço pelo carinho, amigo. Faço minha as suas palavras”.

O recurso para construção do HCamp de Águas Lindas é do governo federal ficando o estado de Goiás com a contrapartida da manutenção. A unidade será gerida por uma OS do Rio de Janeiro cujo contrato termina em fevereiro de 2021. A região do entorno tem mais ou menos 1 milhão de habitantes. O Governador Ronaldo Caiado (DEM), disse que o Estado deve arcar com cerca de R$ 7,5 milhões por mês em equipe médica, especialistas, exames e estruturas de UTI’s para a manutenção do hospital de campanha.

O Hcamp de Águas Lindas de Goiás, é primeiro hospital de campanha montado pelo governo federal. As obras da unidade começaram em 8 de abril como medida de enfrentamento ao novo coronavírus e deve atender pacientes diagnosticados com Covid-19 de pelo menos sete municípios do Entorno: Águas Lindas de Goiás, Santo Antônio, Valparaíso de Goiás, Novo Gama, Luziânia, Cidade Ocidental e Cristalina.