A cidade de Caldas Novas e o município de Rio Quente se preparam para a temporada de julho com a abertura da temporada de férias. Ambas cidades esperam estudos solicitados a Universidade Federal de Goiás. Protocolo operacional de retomada das atividades, elaborado pela Associação Regional das Águas Quentes de Goiás (Aqua), foi entregue no último dia 27 de maio para a Secretaria de Estado da Saúde (SES). O documento está, desde quarta-feira, 10, em mãos do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE).

O protocolo prevê tomada de medidas como distanciamento para clientes, funcionários, higienização pessoal, de ambientes, além de monitoramento de possíveis infectados. A ideia da Aqua é que haja abertura gradual, de pequenos estabelecimentos do turismo, como pequenos hotéis, pousadas, clubes e parques aquáticos, após o dia 20 de junho, com percentual estabelecido de 50% no funcionamento.

Em uma segunda fase, almejam a liberação de 75% do comércio, com inclusão do pool hoteleiro, que incluem flat service, apart hotel e hotéis condomínios. A terceira fase seria de 100%, incluindo condomínios de multipropriedades e condomínios residenciais. A proposta também envolveria a obrigatoriedade do seguro viagem para despesas médicas e hospitalares, o que desoneraria o sistema de saúde.

Segundo o presidente da Aqua, Marcelo Palmertson, continuar fechado não é mais opção para o empresariado. Ele argumenta que o setor movimenta 75% da economia destas cidades e 50% do turismo de todo o estado. Além disso, mais de 8 mil postos de trabalho já estariam condenados pelas medidas de isolamento social para a contenção da pandemia de covid-19 no estado.

Representantes do comércio em Rio Quente estiveram reunidos com o prefeito João Pena e definiram para amanhã, 12, o recebimento de protocolos para reabertura de parques, hotéis e acampamentos. A intenção é que o retorno às atividades ocorra no próximo dia 26. Nesta sexta-feira os empresários esperam definir a entrega dos alvarás para funcionamento e marcação das visitas de vistoria.