O Governo de Goiás, por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), reabriu nesta terça-feira,30,a unidade do Restaurante do Bem de Minaçu. São 500 refeições diárias, servidas em marmitas, que garantem segurança alimentar a pessoas em situação de vulnerabilidade social, principalmente neste momento de pandemia.

Localizado na avenida Araguaia, Vila Batista, o Restaurante do Bem de Minaçu havia sido fechado em 21 de março de 2019, após a empresa terceirizada – responsável pelo fornecimento das refeições e que havia sido notificada pela Vigilância Sanitária – comunicar o encerramento das atividades. O local, de responsabilidade da Prefeitura Municipal, foi considerado inadequado.

Desde então, o restaurante passou por uma ampla reforma, ficando pronto para voltar a atender o cidadão mais carente. Assim como vem ocorrendo nas outras 12 unidades do Restaurante do Bem, as refeições em Minaçu serão servidas em marmitas com talheres descartáveis, reforçando as medidas sanitárias para conter a propagação do novo coronavírus.

Seguindo determinação do governador Ronaldo Caiado para conter a proliferação do novo coronavírus, fiscais do Restaurante do Bem orientam o público para evitar aglomerações na fila. A distância de um consumidor para o outro é de no mínimo um metro. Além disso, funcionários responsáveis pela entrega das refeições, usam máscaras e luvas.

A OVG reforça que o preparo da comida segue todas as normas sanitárias vigentes, que dão um limite de horas, do momento da produção até o consumo. Por isso, os usuários são instruídos a consumir as marmitas em até duas horas, evitando qualquer tipo de problema alimentar. O valor do tíquete não sofreu reajuste, permanecendo em R$ 2. As marmitas são entregues das 10h30 às 14 horas, de segunda a sexta-feira.

Joelton Pereira Borges, 43 anos, é guarda municipal e conta que a reabertura da unidade do Restaurante do Bem em Minaçu está sendo comemorada por muita gente. “Nesse momento de tanta dificuldade financeira, essa refeição é uma benção. Comprei um almoço balanceado, fresquinho e barato. A OVG e o Governo de Goiás estão de parabéns”, disse.

“Estamos muito felizes com a volta de um programa tão importante como esse, que atende aos anseios da população, especialmente das famílias que se encontram em vulnerabilidade social, e que poderão desfrutar de uma refeição com qualidade”, pontuou a primeira-dama da cidade e secretária de Assistência Social, Elisângela Duarte, que também elogiou e agradeceu a parceria.

A diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado, diz que é uma alegria garantir uma refeição saudável e balanceada, com salada e uma fruta de sobremesa às famílias em situação de vulnerabilidade social de Minaçu. “A produção é acompanhada por nutricionistas, feita na hora em cozinha instalada no local”, explica Adryanna Melo Caiado.

A presidente de honra da Organização e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, primeira-dama Gracinha Caiado, ressalta que a OVG e o Governo de Goiás trabalham em sintonia para garantir a segurança alimentar de todos os goianos. “Especialmente neste momento em que tantas pessoas passam por dificuldade econômica, temos que priorizar os mais vulneráveis. Com essa reforma, os moradores de Minaçu terão a garantia de encontrar uma comida saudável, gostosa, por um preço simbólico em um local devidamente preparado”.

O Governo de Goiás e a OVG fornecem, diariamente, uma média de 12 mil refeições nas 13 unidades do Restaurante do Bem. Desde março, com a pandemia do coronavírus, são distribuídas 200 marmitas/dia para pessoas em situação de rua de Goiânia. A mesma ação também é realizada em Luziânia, desde o mês de abril, com a distribuição de 100 marmitex diários. Na capital e no interior, o trabalho é realizado com as secretarias municipais de Assistência Social, encarregadas da distribuição.

Informe Organização das Voluntárias de Goiás (OVG)