Depois de um esforço concentrado para organizar as finanças do município, quitando dívidas e construindo capital político e financeiro, a Prefeitura de Goiânia pode iniciar os investimentos em infraestrutura de toda cidade. São viadutos, pontes, prolongamentos de avenidas, pavimentação, reconstrução asfáltica. O conjunto desses empreendimentos engloba recursos que chegam a R$ 779.647.226,02.
BRT Norte-Sul
Um sistema moderno de transporte vai cruzar Goiânia de Norte a Sul, facilitando sobremaneira a vida do usuário do transporte público. O BRT Norte-Sul, que já está com a execução bastante adiantada no trecho 2, entre o Terminal Recanto do Bosque e o Terminal Isidória, começou a ser construído no trecho 1 e, pronto, todo o sistema que ligará a Capital à Aparecida de Goiânia contará com um viaduto (Av. Perimetral Norte), uma trincheira (Av. Rio Verde com Av. Tajurá), seis terminais de integração (Recanto do Bosque, Perimetral, Rodoviária, Isidória – em Goiânia – Correios e Cruzeiro – em Aparecida de Goiânia) e 36 plataformas de embarque e desembarque (31 em Goiânia e cinco em Aparecida de Goiânia). Junto com o BRT estão incluídas outras melhorias: a requalificação das calçadas, pavimentação de vias, rede de drenagem, iluminação pública e sinalização viária – horizontal e vertical.
Complexo Viário Jamel Cecílio
No coração de Goiânia, a Prefeitura está erguendo o Complexo Viário Jamel Cecílio, uma das intervenções mais arrojadas já executadas no trânsito da Capital, envolvendo bairros populosos e a saída leste da cidade. Composto por três elementos – o elevado, o viaduto em nível e a trincheira – a obra vai desafogar o tráfego intenso no cruzamento da Avenida Jamel Cecílio, Marginal Botafogo e Avenida Leopoldo de Bulhões, que dão destino à saída Sul da Capital e aos bairros Jardim Goiás, Parque Flamboyant, Alphaville, Portal do Sol, Alto da Glória. Com esse Complexo Viário, a Prefeitura cria uma via arterial leste-oeste que liga a GO-020 à Av. T-3, no Setor Bueno.
Viaduto da Enel
Do outro lado da cidade, na Região Leste, o viaduto da Enel, ligando a Rua 117, no Setor Leste Universitário, à Avenida Ribeirão Preto, no Jardim Novo Mundo, passando sobre a BR 153, no km 498. O empreendimento vai impactar, além desses dois setores, os bairros Água Branca, Jardim Califórnia, Chácara Califórnia, Aruanã III, Jardim Califórnia – Parque Industrial, Residencial Sonho Verde, Residencial Sonho Verde Complemento, Residencial Vale do Araguaia, Vila Maria Luiza, Vila Martins e Vila Martins Extensão, e uma população de mais de 100 mil habitantes e atrair para o local um tráfego de 2.500 veículos por dia, permitindo mais agilidade no tráfego entre a zona central da cidade e a Região Leste.
Ponte da Vila Alpes
Na Região Sudoeste, outro importante empreendimento para a mobilidade urbana com impacto direto em sete bairros: Vila Alpes, Jardim América, Jardim Ana Lúcia, Vila Mauá, Vila União, Vila Alvorada, Vila Bela e ainda os setores Bueno e Nova Suíça, atingindo mais de 120 mil pessoas.
Avenida Leste-Oeste
O eixo estruturante da Avenida Leste-Oeste foi projetado para fazer a ligação contínua entre a rodovia GO-403, na divisa com Senador Canedo, e a Gyn 24, na divisa com Trindade, numa extensão de 40 km, sendo 10,2 relativos à rodovia, que se encontra duplicada.
Em julho do ano passado, a Prefeitura de Goiânia retomou as obras de prolongamento de 8,1 km do tramo leste, entre a Rua 74, no Centro, e a Avenida das Cerâmicas, na GO 403. O trecho conta com duas obras de arte especiais, a ponte sobre a Marginal Botafogo, iniciada em janeiro deste ano e já com 70% dos serviços concluídos, e o túnel sob a BR-153, que está em adequação de projeto.
No tramo oeste, a Prefeitura iniciou, em fevereiro deste ano, a construção do trecho de 1,7 km, entre a Avenida Castelo Branco, no Setor Rodoviário, e a Rua da Alegria, no Bairro Goiá. Executadas pela Seinfra, as obras já foram concluídas em 60%.
Outras obras
Integram ainda esse conjunto de obra a duplicação da Avenida Engler, entre o Conjunto Fabiana e o Parque Atheneu; pistas marginais entre as avenidas T-9, no Setor Bueno, e C-1, na Vila Alpes (trecho 3 da Marginal Cascavel); prolongamento da Marginal Botafogo, entre as avenidas Jamel Cecílio e Segunda Radial, no Setor Pedro Ludovico; ponte sobre o Córrego Caveirinha e ponte sobre o Córrego Cascavel.
Reconstrução asfáltica
Outro investimento para melhorar a mobilidade urbana de Goiânia é o programa que prevê a reconstrução de 630 km de ruas, avenidas e trechos de vias de 110 bairros de todas as regiões da cidade, correspondente a uma área de 7.412.758,73 m².
As vias que estão sendo e que serão reconstruídas foram selecionadas com base na intensidade do tráfego e na densidade demográfica e os serviços são executados com base em critérios originários de ensaios de pavimento e de análise visual de trincamento, conforme norma do DNIT. São os resultados desses ensaios que determinam qual solução de recuperação deve ser aplicada ao pavimento.
São três situações básicas que os ensaios apontam: 1) quando o concreto está comprometido apenas superficialmente é executado o micro revestimento com espessura de 1 cm; 2) quando o revestimento asfáltico está comprometido na grande totalidade – é feita a recomposição da capa asfáltica e aplicada a massa, com espessura de 3 cm; e 3) quando a base está comprometida é feita a reconstrução da base, aplicado o material ligante e em seguida o CBUQ, com espessura de 3 cm. Em alguns bairros os ensaios indicam reciclagem (Campinas e Jd. América, por exemplo) e em outros a reconstrução.
Iniciado no dia 28 de abril, o programa está sendo executado simultaneamente em 11 bairros e várias vias já tiveram o asfalto reconstruído.
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