TSE lança nesta sexta-feira, 14, campanha tendo como protagonista o médico Drauzio Varella incentivando eleitores a serem mesários voluntários nas eleições municipais de 2020. Em três vídeos, spots para rádio e posts para as redes sociais do TSE, as peças destacam a importância do trabalho dos mesários para o exercício da cidadania dos brasileiros e mostram que a Justiça Eleitoral está tomando todas as providências para proteger a saúde de todos nas eleições deste ano. Dois milhões de mesários devem trabalhar este ano e cerca de 30% são voluntários. A Justiça Eleitoral não vai convocar ninguém que faça parte do grupo de risco.

Quem quiser ser um mesário já pode se inscrever pela internet, no ‘’Canal do Mesário’’ nos sites dos Tribunais Regionais Eleitorais ou por meio do aplicativo ‘’e-Título’’. Basta ter mais de 18 anos.O treinamento vai ser online, salvo em locais onde a internet não pega. Nesses locais, a inscrição e o treinamento vão ser resolvidos caso a caso.

Por causa da pandemia, as eleições passaram de outubro para novembro. E o TSE já decidiu que não haverá identificação digital desta vez. E cada seção eleitoral vai contar com:

– uma bandeja para o eleitor apresentar o documento sem encostar em nada;

– álcool em gel para mesários e eleitores;

– canetas desinfetadas e não reaproveitáveis;

– sinais no chão para demarcar o distanciamento a ser respeitado;

– e cada mesário terá equipamento de segurança individual.

O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, disse que, assim, a eleição vai ser segura: “A gente tem que viver a vida do jeito que ela vem e da melhor maneira possível. De modo que tudo o que é razoavelmente possível fazer para assegurar a segurança, para promover a segurança dos eleitores e dos mesários está sendo feito, nós estamos observando protocolos de segurança mundiais.”

Se for convocado, o eleitor receberá uma carta de convocação no endereço cadastrado na Justiça Eleitoral. Na carta de convocação, já são informados a data e o local em que o eleitor deve comparecer para receber o treinamento. Dúvidas também podem ser esclarecidas entrando em contato com o cartório eleitoral.

No caso do mesário voluntário, a convocação não é automática. O cartório eleitoral vai analisar a ficha de inscrição e verificar se existe vaga na seção de votação do candidato a mesário. Havendo vaga e não existindo impedimento, o eleitor poderá ser convocado.

Caso o mesário não possa comparecer no dia da votação, ele deverá enviar uma justificativa ao juiz eleitoral responsável até cinco dias após a convocação. Se os impedimentos surgirem depois desse prazo, haverá tolerância quando comprovada a justificativa.

Para quem não se manifestar até o dia da eleição e não comparecer na data e na hora marcadas, o prazo para apresentar a justa causa ao juiz eleitoral será de 30 dias. Caso contrário, o mesário ficará sujeito ao pagamento de multa.