Parceria entre Estado, Enel e Governo Federal encerra longo período de espera(há 16 anos) para 256 famílias moradoras nos assentamentos de Água Fria e Fartura que aguardavam o fornecimento de energia elétrica. As obras estavam previstas para o final de 2022, mas foram antecipadas a pedido do Governo de Goiás. Os dois empreendimentos devem ficar prontos até novembro deste ano, com investimentos de R$ 5 milhões.

“Isso é dignidade, fazer com que [os assentados] tenham condições de trabalhar, ter renda e melhorar a qualidade de vida. Vocês agora vão ter infraestrutura e uma boa motivação para se desenvolverem muito”, disse Caiado em Água Fria, onde esteve acompanhado pelo secretário de Estado de Governo, Ernesto Roller, e pela presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado.

“Energia se transforma em produção, em renda, riqueza, em mais tempo para que seus filhos possam estudar”, afirmou Gracinha Caiado. “Gostaria de dizer do orgulho que tenho desse homem. Não apenas por ser meu marido e pai das minhas filhas, mas por ver que o mesmo cuidado que possui com minha família, ele tem com a população de Goiás”, acrescentou a primeira-dama.

Em Água Fria, o líder do Executivo visitou duas propriedades rurais que serão beneficiadas com a energia elétrica. As famílias produzem diversos tipos de alimentos, como banana, hortifrutigranjeiros, leite e mel. Lá 111 famílias vão receber o serviço de energia elétrica. A obra de conexão, que começou este mês, tem 32 quilômetros extensão de rede monofásica, com a implantação de 477 postes, e deve estar pronta até novembro próximo.

Na casa de Sebastiana Sales e Arlito Dourado, que vivem com mais cinco filhos, a expectativa é grande para a chegada da energia. “Hoje, tudo que a gente compra na cidade precisa ser consumido logo. Não tem como armazenar”, afirmou Sebastiana. “Estamos vendo um sonho se concretizar”, completou a amiga Marli de Fátima Caetano, ao felicitar o governador pela benfeitoria recebida.

Já em Fartura, o empreendimento engloba a construção de 45 quilômetros de rede, também monofásica, com 537 postes. Isso significa levar mais dignidade e qualidade de vida para 145 famílias. O valor investido foi de R$ 2,9 milhões. Por lá, o benefício é prometido desde 2012. A conclusão da obra está prevista para o final de outubro deste ano.

Ambas as melhorias se concretizaram por meio do Programa de Universalização do Acesso à Energia Elétrica, do governo federal. Para os moradores que quiserem já realizar um pré-cadastro, para receber a nova ligação de energia, a Enel disponibilizou uma tenda de atendimento em cada um dos assentamentos.

Foto: Cristiano Borges e Junior Guimarães