O governador Ronaldo Caiado encaminhou à Assembleia Legislativa, projeto de lei que prevê destinação de recursos da ordem de R$ 120 mil para custeio do Museu Casa de Cora Coralina, na cidade de Goiás. A assinatura foi feita, em solenidade no Palácio das Esmeraldas durante encerramento do Ano Cultural que leva o nome da poetisa, na data em que são celebrados os 131 anos de seu nascimento.
O museu localiza-se na residência onde vivia a poetisa, e que atualmente atravessa dificuldades financeiras por estar com as portas fechadas há cinco meses. O governador reconheceu que o setor cultural “tem sido duramente penalizado” por causa da pandemia, e por esse motivo trabalha para amenizar os efeitos. “Autorizado pela Alego, imediatamente determinarei que a Secult [Secretaria de Estado de Cultura] repasse ao museu aquilo que será indiscutivelmente o suficiente para se preservar e se manter como um museu que dá orgulho para todos nós goianos”, declarou.
Apesar do encerramento oficial do ano comemorativo, as ações em alusão à poetisa continuam até o fim de semana. Devido à pandemia de Covid-19, e em respeito aos protocolos de distanciamento social, essa reta final de atividades ocorre de forma online. As ações envolvem teatro, música, literatura, artes visuais e história goiana. Todo conteúdo é disponibilizado nas redes sociais da Secult. Para celebrar o Ano Cultural, todos os documentos oficiais do governo estadual despachados ao longo do último ano tiveram um selo levando o nome e a imagem da poetisa.
Leave A Comment