A Prefeitura de Goiânia retoma nessa quarta-feira (26/8), a obras do BRT Norte-Sul, na Avenida Goiás, entre a Av. Independência e a Av. Paranaíba. O prazo para conclusão desse trecho é de 45 dias e durante esse período o trânsito no local sofrerá alterações.
Os serviços na Av. Goiás foram paralisados em abril, por interferência do Iphan, porém, com a intervenção do Ministério Público Federal, os trabalhos serão retomados para a execução do corredor e da rede de drenagem na via.
Na mão da avenida, as obras estão concluídas entre a Avenida Independência e Rua 1 e a partir da Rua 1, as obras acontecerão junto com as do entorno da Praça Cívica, finalizando o BRT Norte-Sul.
Paralelo às obras da rede de águas pluviais, a Avenida será requalificada e preparada para receber a operação do BRT, para isso serão construídas as estações de embarque e desembarque de passageiros, e implantados os pavimentos rígido e flexível. As calçadas serão readequadas, conforme as normas de acessibilidade, e arborizadas; será adotada iluminação em led em toda a via, trocadas as árvores condenadas e a sinalização será completamente revitalizada – horizontal, vertical e semafórica, com semáforos inteligentes.
A rede de drenagem completa tem 2,6 km e vai da Praça Cívica ao Setor Norte Ferroviário. É parte integrante do complexo do BRT e conta com orçamento na ordem de R$ 7,8 milhões. Os trabalhos de construção tiveram início em maio do ano passado e, por ser o trecho mais complexo, começaram pela Rua 4, no Setor Norte Ferroviário.
O projeto da rede é audacioso, com utilização de tubulação em Ribiloc (PVC), de 500mm de diâmetro, na Praça Cívica (início), e de 1.600mm de diâmetro (1,60m), no Capim Puba, onde será o lançamento. A capacidade de vazão é de 10 mil litros de água por segundo e com ela a Prefeitura soluciona o problema de alagamentos e enchentes em grande parte da região Central de Goiânia.
Esse trecho do BRT na Avenida Goiás tem orçamento de R$ 40,575 milhões, sendo: Drenagem: R$ 7,775 milhões; Pavimento Rígido: R$ 17,194 milhões; Pavimento Flexível: R$ 3,468 milhões; Obras complementares: R$ 10,178 milhões; e Estações: R$ 1,960 milhões.
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