O ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, 47 anos, foi diagnosticado com miocardite aguda. A informação foi divulgada na tarde deste domingo (13.set.2020) pela assessoria de imprensa da pasta.

Mendonça foi internado para exames neste domingo, em Brasília, depois que sentiu dores no peito durante a madrugada. Segundo o ministério, Mendonça passa bem. Ele permanecerá internado pelas próximas 48h. Não há previsão de alta.

A miocardite é uma inflamação do miocárdio, músculo do coração é responsável por bombear sangue para os órgãos. A doença é rara, afetando de oito a dez pessoas a cada 100 mil indivíduos. É mais comum em homens, na faixa dos 40 anos.

Diz a nota à imprensa

“O ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, realizou exames na manhã deste domingo (13) após sentir mal-estar durante a madrugada.

Segundo a equipe de cardiologia do Hospital Brasília foi descartado infarto do coração e diagnosticada miocardite aguda, inflamação do músculo do coração desencadeada, na maioria das vezes, por um processo viral. O ministro realizou novo rastreio para coronavírus e teve PCR e Tomografia com resultados negativos.

O ministro André Mendonça foi medicado e está bem. Por orientação médica, continuará internado para observação, pelo menos, pelas próximas 48h.

Assessoria de Comunicação do Ministério da Justiça e Segurança Pública

Paulista, André Luiz de Almeida Mendonça tem 47 anos e é advogado da União desde 2000. Em janeiro de 2019, assumiu como ministro da AGU (Advocacia-Geral da União).

Tomou posse no Ministério da Justiça e Segurança Pública depois da saída do ex-ministro Sergio Moro. Ele é doutor e mestre em Direito pela Universidade de Salamanca, na Espanha. Apresentou teses sobre recuperação de ativos desviados pela corrupção.