O governador Ronaldo Caiado anunciou, nesta sexta-feira (25/09), o cronograma de nomeação dos 100 delegados substitutos aprovados no último concurso da Polícia Civil. É a primeira contratação desde 2014. “São quase sete anos em que vivemos uma situação que já era calamitosa. Assumimos o governo com mais de uma centena de municípios sem delegados”, afirmou. Com a chegada dos novos integrantes da segurança pública, déficit que se acumulou ao longo das últimas duas décadas chega ao fim.

Os primeiros 20 aprovados serão chamados já no próximo dia 1º de outubro. São 20 delegados por mês até 1º de janeiro de 2021. Em 25 de janeiro, todos os 100 que fizeram o concurso estarão no cargo. Com o novo efetivo que ingressa nos quadros da Polícia Civil, o número de delegados vai aumentar em 25%.

“Em Goiás o pau que dá no Chico dá no Francisco, não tem concessão a quem quer que seja”, disse o governador que também alertou que o estado não é e nem será tutelado pela bandidagem.

A maioria dos novos profissionais será deslocada para o interior, principalmente para as regionais de Luziânia, Posse, Porangatu, Uruaçu e Goiás. O governador Ronaldo Caiado ressaltou que, para cumprir o calendário de nomeação, foi necessário um encaixe no orçamento para não quebrar a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

O vice-governador Lincoln Tejota assinalou que o Governo de Goiás é destaque em âmbito nacional em vários setores, inclusive na segurança pública. “Imprimimos uma forma diferente de administrar. Uma gestão voltada para resultados, com economicidade e, principalmente, com a qualificação dos gastos públicos”, enumerou. “As senhoras e os senhores serão instrumentos valorosos para que a gente possa construir esse momento”, acrescentou.