De olho nos dias quentes e no feriado prolongado que se avizinha, a prefeitura de Pirenópolis estabeleceu regras que passaram a vigorar desde esta sexta-feira, 25. Entre as principais mudanças está a proibição de visitantes que não tiverem reserva na rede de hospedagem do município.

Medida visa evitar superlotação na cidade, assim como ocorreu no feriado do dia 7 de setembro, para evitar a propagação do novo coronavírus. Descumprimento pode ser punido com multa de R$ 1 mil para cada infrator.

Fiscais da municipalidade estarão nas entradas da cidade, e, para conseguir ter acesso ao município, os turistas terão de comprovar que fizeram reserva em algum hotel ou pousada. Na barreira, viajantes poderão ter que apresentar comprovantes de reservas, documentos de identidade e de locação de imóvel.

Na barreira sanitária, pessoas que têm parentes de 2º grau morando na cidade poderão passar, desde que apresentem comprovante de endereço dos familiares.

A prefeitura ampliou a capacidade hoteleira onde as hospedagens podem receber até 80% da capacidade total. Para bares, restaurantes, lanchonetes e atrativos turísticos, o máximo permitido agora é 65% da capacidade total.

Também está liberada a realização de atividades físicas e jogos recreativos na Beira Rio, de segunda a sexta-feira, desde que haja, no máximo, quatro pessoas, com manutenção da distância mínima de dois metros e uso de máscara.

Para visitar as cachoeiras, agora é preciso agendar horário e tempo de permanência. Os visitantes têm de utilizar máscara de proteção até chegarem nas cachoeiras e só podem retirar o item para entrar na água.

Acampamento fora da área destinada a este fim, ficam proibidos. Também está proibido o comércio ambulante e a participação de feirantes de outras cidades nas feiras livres de Pirenópolis. O documento reforça que é considerada aglomeração a reunião de cinco ou mais pessoas, sem a observância da distância mínima de dois metros entre elas, exceto com o grupo de crianças até 11 anos.