O governador Ronaldo Caiado e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, entregaram, nesta segunda-feira (28/09), as obras de restauração e adequação do Anel Viário de Goiânia e Aparecida de Goiânia, no trecho que liga as rodovias BR-060 e BR-153. “É muito mais fácil trabalhar e prover a estrutura quando temos a parceria do governo do Estado. Tudo é feito de forma combinada e flui mais rápido. Isso faz com que a gente tenha um crescimento muito grande na questão da estrutura aqui no Estado de Goiás”, destacou o ministro.
O ministro Tarcísio de Freitas garantiu que no próximo ano, a Ferrovia Norte-Sul estará totalmente em funcionamento, já que as obras estão bem encaminhadas. Ele citou a construção do terminal de Rio Verde, onde há investimentos de R$ 300 milhões. “Temos ainda a ponte sobre o Rio Grande, que já foi concluída, estamos fazendo a ponte ferroviária sobre o Rio Paranaíba”, apontou. “Então, ano que vem, teremos a Ferrovia Norte-Sul operacional, vamos poder sair do Mato Grosso e chegar até o porto de Ilhéus passando aqui pelo Estado de Goiás”, projetou.
Entre as obras federais previstas em Goiás, o ministro listou ainda projetos prioritários do governo federal como a duplicação da BR-153, de Goiás ao Tocantins, e também a concessão da BR-060, BR-364 e BR-452. “Nessa concessão a gente vai dar a solução para um dos problemas mais graves do Estado, do ponto de vista viário, que é o contorno de Goiânia”, explicou.
Para Caiado, o investimento em logística é reflexo de uma nova visão do governo federal e garantirá a Goiás mais competitividade no cenário nacional. “O setor de infraestrutura no governo Jair Bolsonaro é algo que teria uma projeção para 20 anos, mas vocês estão antecipando tudo isso, de forma acelerada, para construir em quatro anos. É algo que estamos assistindo no Estado e que nunca vimos antes”, diz Caiado.
A obra concluída no anel viário foi entregue com dois meses de antecedência. Os investimentos superam R$ 27,9 milhões. O empreendimento, executado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), inclui 16,9 quilômetros de pista duplicada, adequação dos retornos existentes e implantação de barreiras de proteção em pontos estratégicos da via, que vão coibir o tráfego de veículos em locais inadequados.
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