Produtores de queijos artesanais goianos recebem neste sábado, 3, o Selo Arte ,antigo sonho produtores artesanais de todo o Brasil. Ele vai permitir que
produtos como queijos, embutidos, pescados e mel possam ser vendidos
livremente em qualquer parte do território nacional, eliminando
entraves burocráticos.! A estimativa é que somente na produção de queijos artesanais cerca de 170 mil deles sejam beneficiados. Muitas delícias hoje restritas a regiões do país passarão a ser encontradas em lojas e mercados de muitos estados.

O governador Ronaldo Caiado e a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, entregam as primeiras habilitações em solenidade que será realizada na sede do Sindicato Rural de Alexânia, dentro da programação do projeto Agro pelo Brasil, executado pelo Sistema Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (CNA/Senar). O evento será transmitido pelas redes sociais do governador.

Antes da entrega dos selos, às 10h, o governador e a ministra participam de debate sobre políticas públicas para o agro. No painel estarão acompanhados do presidente da CNA, João Martins, do presidente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Márcio Lopes de Freitas, do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás (Faeg)/Senar, deputado federal José Mário Schreiner e do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Humberto Miranda. O moderador será o superintendente técnico da CNA, Bruno Lucchi.

O projeto, que tem programação prevista também para o período da tarde de sábado, contará ainda com a presença, em Alexânia, do diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, e do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto.

Às 12h, como parte do evento, será realizada visita a Queijaria Lima, do agricultor familiar Rafael Lima, de Alexânia, propriedade rural atendida pela Assistência Técnica e Gerencial para Agroindústria do Sistema Faeg/Senar. A unidade será uma das três primeiras no Estado a receber o Selo Arte.

Logo depois, às 14 horas, o projeto visita Olhos D’Água. O distrito de Alexânia recebe investimentos do Governo de Goiás para a criação de um polo de artesanato.

Criado pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Selo Arte é uma forma de regularizar a fabricação artesanal de queijos, gerar renda ao produtor, com garantia de qualidade e controle sanitário dos produtos ofertados à sociedade. A iniciativa ainda busca desburocratizar o registro para comercialização interestadual de produtos e conta com inspeção e fiscalização de natureza prioritariamente orientadora.

Até o momento, além de três queijarias artesanais que receberão o Selo Arte neste sábado, Goiás possui sete projetos com requerimentos aprovados e outros quatro tramitam na Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa).

O produto artesanal será identificado, em todo o Brasil, por um selo único com a indicação ARTE. Para ser enquadrado, a elaboração do produto de origem animal (POA) deverá ser realizada com predominância de matérias-primas de origem animal determinada, a partir de técnicas prioritariamente manuais e por quem tenha o domínio integral do processo.

Para auxiliar os produtores na adequação necessária para enquadramento no Selo Arte, o Governo de Goiás, por meio da Seapa e da Agrodefesa, lançou o Manual de Orientação para Queijarias Artesanais. Ele oferece orientações técnicas para o fomento da produção de queijos artesanais no Estado de Goiás e contribui para as boas práticas de fabricação.

Na publicação são listados os documentos necessários para registro da produção, as perguntas frequentes relacionadas ao tema e uma sugestão de planta para a queijaria artesanal, bem como endereços e contatos para mais informações. O Manual de Orientação para Queijarias Artesanais pode ser acessado no endereço: https://www.agricultura.go.gov.br/files/Cartilhas/CARTILHA_QUEIJARIA-SITE.pdf