Candidato a vereador pelo Partido Social Cristão, PSC, Fábio Jarbas Alves e o partido Cidadania propuseram ação de impugnação da candidatura(AIRC) da deputada Lêda Borges(PSDB) para a Prefeitura de Valparaíso, por estar ela inelegível por vicio insanável e ato doloso de improbidade administrativa., fatos que tornam a candidata impossibilitada para o exercício do cargo.

A Ação de Impugnação de Registro de Candidatura – AIRC é um instrumento eleitoral utilizada para evitar pedidos de registro de candidatos que estejam em desacordo com as normas eleitorais, conforme ocorre com Lêda Borges que responde a 33 processos na justiça. Ela foi condenada pela justiça, em segunda instância, por ato doloso de improbidade administrativa, além de ainda responder a processo por ter praticado corrupção e lavagem de dinheiro, quando era prefeita.

Uma investigação realizada pelo Grupo de Atuação especial de Combate ao Crime Organizado, Gaeco, atestou a denúncia de Lêda por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no segundo semestre de 2012 quando a deputada administrava a prefeitura. O PSBB, partido da deputada, tem enquetes que mostram a situação de seus candidatos nos diversos municípios goianos. Os eleitores deixaram clara a posição de não votar em candidatos ficha suja, caso de Lêda Borges.