Realizada anualmente no mês de outubro a campanha sobre o câncer de mama, denominada Outubro Rosa colore principais monumentos do país chamando a atenção para um mal que afeta mulheres e homens. O objetivo da campanha é enfatizar a importância do diagnóstico precoce, que pode evitar as mortes causadas pelo câncer em até 95% dos casos, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer.

O câncer de mama é segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres. Já o câncer de mama masculino é uma doença muito rara e pouco estudada, que acomete homens com idade entre 60 e 70 anos.

Assim como as mulheres, os homens possuem glândulas mamárias e também estão propícios a apresentar o câncer de mama. Para cada cem casos de câncer de mama em mulheres, existe um caso de câncer de mama em homens, sendo um tipo de câncer muito raro e muito pouco estudado. Estudos mostram que a média de idade dos homens acometidos pelo câncer de mama varia de 60 a 70 anos, concluindo que esse tipo de câncer tende a ser diagnosticado em idade mais avançada do que nas mulheres.

Veja cinco dicas para prevenir o câncer de mama em mulheres e homens:

1-Praticar atividade física regularmente
2-Alimentar-se de forma saudável
3-Manter o peso corporal adequado
4-Evitar o consumo de bebidas alcoólicas
5- Para mulheres: Amamentar