O Centro de Operações de Emergência Municipal anunciou hoje, 19, o  protocolo sanitário para o próximo dia 2 de novembro que determina regras para que cemitérios evitem aglomerações. “Entre alguns pontos, a restrição de missas dentro dos cemitérios, proibição de entrega de santinhos ou folhetos dentro e nas imediações dos mesmos. Algumas medidas para conter, amenizar a disseminação do coronavírus neste dia de finados, que sabemos que reúne um número maior de pessoas aqui na capital”, declarou Yves Mauro Ternes, superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria  Municipal de Saúde de Goiânia.

O Coe também anunciou novas medidas de flexibilização em Goiânia em relação às atividades econômicas durante a pandemia de Covid-19.   Está autorizado o retorno dos cursos livres, cursos técnicos profissionalizantes e cursos de extensão que atendem vários setores econômicos como  cursos de dança, de música de idiomas. As limitações são para idosos, portadores de comorbidades.

Foram liberados também os espaços comuns de condomínios verticais e horizontais destinados a eventos sociais, com limitação de pessoas; aulas presenciais de instituições de ensino público e privado. O retorno das aulas da rede municipal será a partir de 9 de novembro. Os segmentos deverão cumprir Nota Técnica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS)

Na dança ficam impedidos contatos físicos. Igrejas e templos religiosos com passam a operar com capacidade para 50% e funcionamento normal na semana. Bercários e estabelecimentos de educação infantil podem retornar as atividades presenciais, com capacidade máxima de 30% do estabelecimento, da faixa etária de O a 5 anos. Eventos como feiras, palestras, seminários, festas, assembleias, competições e campeonatos esportivos, dentre outros, estão proibidos no ambiente escolar.

O decreto relaxa ainda os protocolos na Região da 44. Foi retirada a interdição das vias, porém será vedado o estacionamento na região. Ao contrário de outros segmentos, o decreto suspendeu as atividades do Coral Vozes de Goiânia e a realização de cursos de capacitação realizados pela Escola de Governo Darci Accorsi, em parceria com o SENAC, na modalidade presencial, sendo permitidas de forma remota.