Começou hoje a Operação Boas Compras na Região da 44. A expectativa é de fornecer meios seguros contra a expansão da Covid-19 durante este período que antecede as compras natalinas. A Associação Empresarial da Região da 44  contabiliza um universo de 500 mil pessoas mensalmente na região até dezembro. O local abriga 14 mil lojistas e, em função da pandemia, o presidente da Associação, Crhystiano Câmara, acredita num fluxo de 60% de compradores, comparando a frequência com o ano passado.
A Operação é uma ação conjunta com a  Polícia Militar (PM), Bombeiros, fiscalização da Secretaria de Estado da Economia, Sefaz e Prefeitura de Goiânia através do trabalho dos seguintes órgãos municipais: Agência da Guarda Municipal, Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), Secretaria Municipal de Trânsito (SMT), Secretaria de Planejamento e Fiscalização, Vigilância Sanitária, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (SEDETEC) e Procon Municipal.
A ação vai até até dia 31 de dezembro, e objetiva assegurar a ordem pública na Região da 44 e seu entorno durante o período de compras de fim de ano. “Embora tenhamos uma expectativa de queda no fluxo de público na região em relação ao ano passado, esperamos que estes meses de outubro, novembro e dezembro sejam de recuperação dos sete meses em que a 44 ficou fechada ou funcionando parcialmente”, afirma Crhystiano Câmara.
Ele também garante que os empreendimentos da Região estão preparados para receber os compradores de fim de ano com total segurança neste momento de pandemia. “As medidas e protocolos sanitários que estamos tomando desde que retomamos as atividades no fim de julho continuarão sendo seguidos rigorosamente, como uso obrigatório de máscara, disponibilidade de álcool em gel em todos os corredores dos shoppings, galerias e também nas lojas, uso de tapetes sanitizantes, aferição de temperada e intensificação da limpeza em geral”, descreve Crhystiano.
A Polícia Militar e a Guarda Civil Metropolitana irão intensificar sua permanência na região da 44 a fim de coibir especialmente a ocorrência de pequenos furtos, roubos e outros crimes de maior gravidade. As equipes de fiscalização também estarão mais presentes e atuarão 24 horas todos os dias , sendo que  as  operações serão reforçadas das 04h00 até 22h00, principalmente entre as quartas-feiras até os sábados.
Confira a seguir outras medidas que serão realizadas durante a Operação Boas Compras:
– Combate ao comércio de ambulantes na região da 44;
– Retirada imediata das barreiras de concreto na região para melhorar o fluxo de pessoas e de veículos, bem como para facilitar o trabalho do Corpo de Bombeiros em caso de incêndios.
– Averiguação e adequação da sinalização de trânsito na região;
– Por meio de parceria com os empreendimentos da 44, as imagens das câmeras de monitoramento dos shoppings e galerias serão compartilhadas a base móvel da Polícia Militar e também da Guarda Municipal.