O Governo de Goiás dá início, nesta quinta-feira (29/10), à operação para evitar aglomerações nos principais municípios turísticos do Estado durante o fim de semana prolongado pelo feriado do Dia do Servidor Público, transferido para esta sexta-feira (30/10), e pelo Dia de Finados, na segunda-feira (02/11).
A força-tarefa visa garantir o cumprimento dos protocolos sanitários adotados para conter a propagação do coronavírus. A atividade envolve Goiás Turismo, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Ministério Público do Estado de Goiás, Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) e prefeituras municipais.
A Polícia Militar anunciou que a fiscalização será reforçada pelo Comando Rodoviário nas vias estaduais, como já ocorre normalmente nos feriados prolongados. A previsão é de que sejam destinados mais 346 policiais militares, 100 Bombeiros e 139 viaturas para auxiliar o efetivo já existente em 12 destinos turísticos.
O Batalhão Ambiental irá destinar 8 embarcações para as operações especiais no Rio Araguaia, em lagos e cachoeiras. Cada município terá a sua estratégia, como coibir a entrada de visitantes sem a comprovação de reservas em hotéis. Também haverá barreiras e fiscalização para evitar som automotivo e aglomeração nas principais ruas e avenidas das cidades.
A Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos Estaduais (AGR), por sua vez, manterá a fiscalização do transporte de passageiros em todo o Estado, inclusive nas rodovias de acesso às cidades turísticas, a fim de inibir o transporte irregular.
A Agência disponibiliza, ainda, à população os canais de atendimento da Ouvidoria, onde podem ser registradas as denúncias e reclamações, caso haja suspeita de veículos transportando passageiros de forma irregular. Os usuários podem acessar a Ouvidoria da AGR pelo whatsapp 062-9.8480-7353, ou ligar para a central de atendimento, no 0800-704-3200. Os atendimentos estão disponíveis também no site da Agência: agr.go.gov.br.
Em reunião realizada pela Goiás Turismo, na segunda-feira (26/10), para discutir as ações, o Ministério Público informou que irá reforçar as recomendações às prefeituras para que adotem as medidas para conter aglomerações. A Goiás Turismo realiza a interlocução com os municípios, alertando sobre as responsabilidades dos gestores e a importância de se manter as ações preventivas neste feriado.
Além da força-tarefa, o Governo de Goiás trabalha para conscientizar a população da responsabilidade que cada um tem na luta contra o coronavírus. A Secretaria de Comunicação realiza a campanha “Quanto mais perto, mais longe”, com peças publicitárias que têm por objetivo alertar para a importância do respeito aos protocolos sanitários e de distanciamento social.