Goiás está na rota do maior rally das Américas com dois destinos turísticos. Por causa da pandemia do novo coronavírus, o Sertões 2020 se transforma no Rally da Solidariedade. Para esta 28ª edição foram feitas adaptações nas suas três dimensões: esporte, social e turismo. A missão este ano é levar acesso gratuito à medicina de qualidade e fomentar a economia em comunidades carentes do Brasil. A ação prevê entrega de cestas básicas e oferta de telemedicina em lugares remotos.
Para a realização da prova, foi criado um rígido protocolo de segurança. Os pilotos, equipes de apoio e médica e a organização do evento ficarão confinados em acampamentos, apelidados de bolhas, sem contato com o público local. Aqueles que desrespeitarem o isolamento obrigatório serão desclassificados.
Esses locais serão mantidos sob sigilo, a fim de evitar aglomeração. A localização exata de cada acampamento só será revelada aos competidores na véspera da etapa. Em Goiás, serão duas bolhas: na segunda e terceira etapas da competição, realizadas, respectivamente, na segunda-feira (2/11) e terça-feira (3/11).
A largada será realizada em São Paulo nesta sexta-feira (30/10), e a chegada em Maranhão está marcada para 7 de novembro. São aproximadamente 5 mil quilômetros de percurso, que inclui passagem pelos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Maranhão, e o Distrito Federal.
O evento será realizado sem presença de público, mas, em Goiânia, uma ação montada no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) ajuda a criar o clima do Sertões. Uma caminhonete, do tipo das que participam da competição, está exposta na Esplanada Juscelino Kubitscheck do CCON, para chamar a atenção para a corrida. Além de visitar o espaço, os interessados também poderão tirar fotografias no local.
Na edição 2020, o Sertões vai deixar a marca da solidariedade por onde passar. Na área da saúde, em parceria com o SAS Brasil, serão instaladas unidades de telemedicina que, com uso de tecnologia, permitirão atendimento médico gratuito de qualidade nas áreas carentes do País.
O SAS Brasil desenvolveu cabines de atendimento munidas de equipamentos médicos, que serão instaladas em municípios próximos às bolhas do rally. Após a passagem do Sertões, as unidades de telemedicina ficam nessas localidades para que a população se beneficie por um ano do atendimento médico gratuito.
Em Goiás serão instaladas duas unidades em lugares remotos e carentes do Norte do Estado, com capacidade de 500 teleconsultas por mês cada uma. Elas vão oferecer 14 especialidades, como ginecologia, dermatologia e oftalmologia, além de psicologia e nutrição.
Leave A Comment