Uma pesquisa de cunho duvidoso atribuída ao Instituto Serpes moveu a justiça eleitoral de Morrinhos a pedir dentro do prazo de dois dias esclarecimentos sobre os dados divulgados. De acordo com ela o ex- prefeito Joaquim Guilherme, PSDB, ocupa o primeiro lugar na intenção de votos.

Ação movida pela Coligação Avança Morrinhos que tem como candidato a prefeito, Tiago Mendonça, solicita que seja permitido ao Ministério Público, os candidatos, os partidos políticos e as coligações, acesso aos dados da aludida pesquisa. Segundo eles, os dados divulgados pela coligação do ex-prefeito invertem na realidade, dados de outras pesquisas em que Tiago Mendonça se coloca à frente dos demais candidatos.

Na petição encaminhada a 22a Zona Eleitoral de Morrinhos a coligação Avança Morrinhos requer que a empresa SERPES PESQUISAS DE OPINIÃO E MERCADO LTDA – EPP/SERPES forneça todos dados da pesquisa GO-05004/2020, realizada na cidade, “especificamente os constantes do sistema interno de controle, verificação e fiscalização de dados, incluindo a identificação dos entrevistadores, planilhas individuais e o relatório entregue ao solicitante da pesquisa”.

Diz a sentença proferida pelo Juiz da 022a Zona Eleitoral de Morrinhos, Diego Custódio Borges:

Ante o exposto, DEFIRO o pedido de acesso aos dados da pesquisa GO – 05004/2020 formulado pela Coligação AVANÇA MORRINHOS e, por consequência, determino que se proceda à Notificação do SERPES para que, no prazo de 2 (dois) dias, disponibilize os documentos solicitados enviando-os para o endereço eletrônico “campanha.tiago.vinicius@outlook.com.br” (informado no CAND) com juntada de comprovação de envio a estes autos. Fica a empresa também notificada para que, se for interesse da Coligação Avança Morrinhos, permita o acesso da parte autora, por meio de representante por ela nomeado, à sede ou à filial do SERPES para o exame aleatório das planilhas, dos mapas ou equivalentes, em horário comercial, pelo mesmo prazo.