O prefeito Iris Rezende recebeu nesta segunda-feira (9/11) representantes da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU – Seção Goiás) para definir estratégias de conscientização da população sobre a importância da prevenção contra o câncer de próstata. As ações fazem parte da campanha Novembro Azul promovida em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
A prefeitura abraçou a campanha e irá contribuir com a divulgação das ações e com a participação ativa da secretaria de Sáude. Os monumentos públicos e pontos turísticos da cidade também serão iluminados com a cor azul.
Em Goiânia são 193 equipes do Programa Saúde da Família (PSF) com uma agenda especial para os homens neste mês de novembro. Além de passar pela consulta com um médico generalista, o paciente também faz o exame PCA para ver se há alguma alteração na próstata. Caso seja confirmada a alteração, ele é encaminhado para um médico urologista que pode ser em uma das unidades de saúde do município ou nas credenciadas.
Atualmente, há urologista no Ciams Novo Horizonte, no Cais Chácara do Governador e no Centro de Referência m Diagnóstico e Terapêutica (CRDT). Neste mês de novembro, durante as visitas às casas, os agentes de saúde também estão desenvolvendo uma campanha de conscientização para que os homens procurem as unidades de saúde para fazerem a prevenção ao câncer de próstata.
“Eu tenho convicção da importância de ter esta Sociedade (SBU) como parceira no trabalho de conscientização sobre a saúde masculina. Estamos juntos nesta convocação aos homens da nossa cidade para fazer a prevenção e evitar as complicações desta doença que acomete um número significativo de pessoas”, afirma o prefeito Iris.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais frequente entre os homens e, no último ano, cerca de 15 mil mortes foram registradas no Brasil em decorrência da doença.
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.
Leave A Comment