Na décima visita que fez a Goiás, o presidente Jair Bolsonaro e o governador Ronaldo Caiado entregaram 3.305 títulos de propriedade rural a agricultores de assentamentos. Trata-se da maior transferência de documentação de posse de terra já promovida no Estado. Medida beneficia 57 assentamentos rurais localizados em 31 municípios goianos e do Entorno do DF. “No pensamento e no coração, estou 24 horas por dia em Goiás”, disse o líder do Executivo Federal durante evento, realizado nesta quarta-feira (18/11), em Flores de Goiás.

A parceria entre governos federal e estadual foi tema nos dois discursos. Mas novas demandas foram apresentadas e já seguem curso para se tornar realidade, como o pedido de Caiado para a construção de 15 pontes na região com o intuito de facilitar o acesso às rodovias estaduais e à cidade de Formosa.

“Em 23 anos anteriores, 1.660 títulos foram entregues. Nesse período curto que está no governo, vossa excelência já entregou mais de 3 mil títulos em Goiás”, pontuou Caiado. “Quando a corrupção não prevalece, o dinheiro público se multiplica”, destacou. O presidente, por sua vez, fez elogios à gestão estadual. “Ele consegue muita coisa para o bem do seu povo. Esse é o trabalho de um governador”, afirmou.

Dos 3.305 títulos entregues, 1.480 são permanentes, ou seja, escrituras. Os outros 1.825 contemplam os beneficiários com concessões temporárias, mas que, segundo a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, se tornarão definitivos em breve. “Podem escrever essa promessa”, assegurou. “Vamos dar também assistência técnica para que vocês possam produzir, ter renda, eliminar o intermediário, chegar lá na ponta e receber o fruto do suor do trabalho de vocês”, acrescentou a titular do Mapa.

Os contemplados com os títulos de propriedade rural integram o Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA). É o caso de Josenaldo Nunes Lacerda, de 55 anos. Há quase uma década, ele e a família – esposa e dois filhos – vivem no assentamento Silvio Rodrigues, em Alto Paraíso de Goiás, e produzem mandioca e banana. Hoje, realizaram o maior sonho. “Foram nove anos de muito trabalho e luta para conseguir o nosso pedaço de terra. Agora, teremos mais segurança e tranquilidade”, celebrou o produtor rural.

A solenidade foi realizada no Projeto de Assentamento Bom Sucesso. “Vocês lutaram por isso, passaram por momentos difíceis no passado, foram usados politicamente por muita gente e viram depois que tinham como atingir os seus objetivos”, ressaltou Bolsonaro enquanto falava aos contemplados pelo PNRA. Na mesma linha de dar atenção prioritária às demandas da população mais vulnerável, o governador também destacou o trabalho que tem feito nos municípios do Estado que apresentam o maior Índice Multidimensional de Carência das Famílias (IMCF), com incentivos fiscais e recursos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO).

ás*