Embora o Partido dos Trabalhadores tenha entrada na disputa de segundo turno para prefeituras em 15 cidades, sai da disputa sem ter feito nenhuma prefeito nas capitais brasileiras.
Ao fim da apuração, os petistas se saíram vitoriosos em apenas quatro cidades: Contagem (MG), Diadema (SP), Juiz de Fora (MG) e Mauá (SP).
Para o cientista político Cláudio Couto, o resultado negativo do PT nestas eleições foi fruto de um “erro de avaliação” por parte da legenda.
“Sempre que alguém apontava para o PT a necessidade de uma autocrítica, esse alguém era rechaçado. ‘Quem precisa fazer autocrítica são os tucanos, é a imprensa’, diziam os petistas. Sem perceber que a autocrítica é justamente sinalizar para a sociedade que você consegue corrigir seus erros e melhorar”, diz ele à BBC News Brasil.
“Esse resultado também dificulta ao partido chegar em 2022 e dizer (às demais legendas de esquerda) que vai ser o capitão do time na próxima eleição”, diz Couto.
“Acho que quem sai com mais capacidade de fazer isso, embora também não seja nenhuma Ferrari, é o PDT. Saiu com os melhores resultados de 2020 (dentre os partidos de esquerda). Ganhou em mais cidades, e levou lugares importantes como Fortaleza (CE)”, avalia o especialista.
Fonte: BBC News
Leave A Comment