A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), começou a renovação das bolsas de estudo ofertadas pelo governo do estado. Os bolsistas têm até o dia 31 de janeiro para realizar o procedimento, que é um dos requisitos obrigatórios para a permanência no quadro de beneficiários para 2021/1.
A renovação deve ser realizada de forma eletrônica, por meio da Central de Informações do Bolsista (http://sistemas.ovg.org.br/bolsistas/). Com a criação do Programa Universitário do Bem (ProBem), os beneficiados pelo Bolsa Universitária migrarão de forma automática para o novo formato.
Para renovar o benefício, os universitários precisam acessar o site ovg.org.br, clicar no banner do ProBem e seguir o passo a passo: atualizar os dados pessoais e do grupo familiar; enviar os documentos solicitados; responder à pesquisa e selecionar sua preferência de análise socioeconômica para o próximo semestre (2021/2). As opções são: via Indicador Multidimensional da Pobreza, a partir dos dados contidos no CadÚnico, de acordo com os critérios do ProBem, ou pela renda, conforme os critérios antigos do Bolsa Universitária. Após essa etapa, basta que o estudante assine e emita eletronicamente o Termo de Adesão.
De acordo com a diretora do ProBem, Rúbia Prado, todos os bolsistas que cumpriram os requisitos no último semestre, poderão renovar o benefício e migrar automaticamente para o novo formato de concessão das bolsas de estudo. “Pedimos que os bolsistas não deixem para a última hora. É importante ressaltar que a migração desses veteranos do Bolsa Universitária para o ProBem ocorrerá de forma automática após a renovação do benefício”, destaca Rúbia.
Atualmente, as bolsas de estudos da OVG atendem cerca de 9 mil universitários em situação de vulnerabilidade social em todo o Estado. Para manter o benefício, eles são estimulados a se envolverem em ações sociais em prol da sociedade. No último semestre, em decorrência da pandemia da Covid-19, os estudantes puderam contabilizar pontos por meio da participação em lives promovidas ou apoiadas pela OVG, pela doação voluntária de sangue ou plaquetas e por meio de cursos on-line de capacitação.
Ao longo deste período, 11 lives foram disponibilizadas, além de seis cursos on-line gratuitos oferecidos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Já os bancos de sangue receberam 16.803 doações, que ajudam a salvar inúmeras vidas em todo o Estado.
Além de ajudar outras pessoas por meio dessas ações sociais, o programa conta com o Banco de Oportunidades, que traz também a possibilidade de os universitários aprimorarem seus conhecimentos. A iniciativa vai disponibilizar cursos de aperfeiçoamento e promover experiência profissional aos jovens beneficiários.
A OVG fará o intermédio entre estudante e instituição parceira para que, ao longo do curso, ele possa aprofundar os conhecimentos e aumentar as chances de empregabilidade.
Leave A Comment