Uma troca de experiências levou técnicos do Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e o presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Lucas Fernandes, a Salvador, nesta terça-feira (12), para conhecer o Programa Morar Melhor da prefeitura da capital baiana, que promove pequenas reformas em moradias de pessoas em vulnerabilidade social.

A troca de experiências e aprendizados entre os técnicos da área habitacional do Governo de Goiás e da capital soteropolitana visa o aprimoramento de estratégias para aumentar a eficácia de programas de reformas já existentes em Goiás.

“O governador Ronaldo Caiado já estava querendo implantar esse programa de reforma de casas, e hoje aqui pudemos conhecer esse programa que une assistência social junto com a construção. Eu costumo dizer que as pessoas que vivem em vulnerabilidade precisam muito mais do que a reforma na casa, e é isso que eles estão fazendo aqui, é isso que viemos aprender”, disse Gracinha Caiado, coordenadora do gabinete.

Criado em 2015, o Programa Morar Melhor tem o objetivo de diminuir o déficit qualitativo nas habitações, promovendo melhorias e pequenas reformas nas casas, que podem incluir reboco e pintura, recuperação de telhado, troca de esquadrias e instalações sanitárias, a partir da necessidade de cada moradia. Durante a reunião, foram apresentadas as estratégias que viabilizam a execução do programa e ainda os resultados obtidos ao longo dos últimos anos.