O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2021 já chegou a quase 203 mil propriedades da Capital. A meta do Correios, empresa responsável pela impressão e distribuição dos boletos, é concluir o processo de entrega até a próxima quarta-feira, dia 17, pois o tributo vence no dia 22 de fevereiro e até a data pode ser quitado com 10% de desconto ou parcelado em 11 vezes.

Os cidadãos que quiserem antecipar o pagamento ou mesmo checar o valor do imposto podem ter acesso às guias por meio do site da Prefeitura de Goiânia ou em qualquer das unidades da Atende Fácil, central de relacionamento presencial com o Executivo municipal. Para obter o boleto via internet, basta clicar no banner disponível no portal da prefeitura ou digitar a palavra IPTU no campo de busca. É necessário ter o número da inscrição cadastral do imóvel, informação que pode ser obtida em boletos anteriores do IPTU.

Já na rede presencial, as opções para acesso à guia de pagamento são o Paço Municipal, Parque Lozandes; Shopping Cidade Jardim, bairro homônimo; Antiga Estação Ferroviária, Setor Central; Avenida Mangalô, Morada do Sol; Praça da Bíblia, Setor Universitário; além do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-GO), Setor Sul.

A partir do dia 23, já são considerados inadimplentes os cidadãos que não quitarem o imposto ou ao menos pagarem a primeira parcela das até 11 parcelas possíveis, desde que o valor mensal não seja inferior a R$ 27,41. A estimativa da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) é de que, deste valor, entrem efetivamente nos cofres públicos R$ 505,6 milhões.

Pelo quinto ano o IPTU de Goiânia foi reajustado apenas pela inflação. A correção de 4,51% tem como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O último reajuste do tributo em Goiânia foi aplicado em 2016, após aprovação da Planta de Valores Imobiliários vigente desde 9.704, de 04 de dezembro de 2015.