Em balanço sobre as medidas adotadas pela capital no combate à proliferação da covid-19, a Prefeitura de Goiânia anuncia a abertura de mais oito leitos, nesta segunda-feira,22, que se somarão aos outros 52 abertos apenas este ano. A medida faz parte de ações para enfrentar a pandemia, que contabiliza a aplicação de cerca de 74 mil doses de vacinas , além da testagem de mais de 21 mil pessoas apenas este ano.

As medidas adotadas pela capital são, por si só, mais duras que a maioria dos municípios, especialmente comparadas às recomendações descritas nas notas técnicas estaduais. Entre elas, o fechamento de bares e restaurantes a partir das 23 horas, bem como o funcionamento de academias e quadras esportivas com 30% da capacidade, enquanto a determinação é de que o limite seja de 50%.

A ocupação de leitos na cidade, segundo a prefeitura, corresponde a 40% das internações registradas entre 28 de janeiro e 18 de fevereiro, incluindo 35 leitos para atender aos pacientes de Manaus. Equipes da Vigilância Sanitária realizaram, desde 27 de janeiro, a fiscalização de 488 estabelecimentos, dentre os quais 130 foram autuados e fechados.

A eficiência das ações de enfrentamento à pandemia também inclui ajuda às famílias que estão em situação de vulnerabilidade social. As ações passam pela implantação do IPTU Social e pelo programa Renda Família, que será lançado oficialmente pelo prefeito Rogério Cruz na manhã desta segunda-feira,22. Este será o 1º programa de transferência de renda da história de Goiânia e deve beneficiar cerca de 24 mil famílias mais vulnerabilizadas pela pandemia.