Goiás receberá apenas 83.660 doses de vacina contra o covid-19,proveniente da remessa de 3,2 milhões que o Brasil recebeu na terça-feira,23. Segundo informe do governo federal, 53.500 doses são da vacina Oxford e 28.800 são da coronavac recebeu, na terça-feira (23), 3,2 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19: 2 milhões são de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca e 1,2 milhão da CoronaVac.

Até agora, apenas 6 milhões de brasileiros receberam a primeira dose de alguma das duas vacinas. O total representa menos de 8% das cerca de 77 milhões de pessoas que integram os grupos prioritários de imunização, e menos de 3% da população do país. Na terça-feira (23), a Anvisa autorizou o registro definitivo da vacina da Pfizer no Brasil, o que permite a importação do imunizante. Apesar de ter sido testada no país, ela ainda não está disponível para a população.

Em coletiva à imprensa, o governador, Ronaldo Caiado (DEM), anunciou que envia ainda nesta quarta-feira, 24, à Assembleia Legislativa de Goiás, um projeto autorizativo que prevê R$ 60 milhões para compra de vacina contra a Covid-19, valor considerado suficiente para comprar 1 milhão de doses do imunizante. A maior probabilidade é de que a compra seja efetuada para a Astrazeneca, uma vez que o governo já mantém negociações com a fabricante.

Durante a entrevista coletiva o governador anunciou ainda outras medidas de combate á pandemia no estado. “Estamos repassando mais R$ 24 milhões para área de assistência social dos municípios ampliando a capacidade dos prefeitos de atender as necessidades mais emergenciais”, afirmou.

Caiado anunciou ainda a implantação de mais 10 leitos de UTI ainda hoje na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Iporá. Há ainda a expectativa de abertura, na primeira semana de março, do Hospital de Uruaçu. “Com volume significativo podendo chegar a 60 leitos de UTI só naquela unidade”.