Nomadland”, “Borat: fita de cinema seguinte” e “Soul” foram os maiores vencedores de cinema, neste domingo 28, na 78ª edição do Globo de Ouro, promovida pela Associação da Imprensa Estrangeira em Hollywood (HFPA, na sigla original). A disputa dá largada à temporada de prêmios. . O primeiro levou as categorias de Melhor Filme – Drama e Melhor Direção.

“The Crown” foi a grande vencedora entre as séries, com quatro prêmios. As maiores decepções foram “Mank”, “Bela Vingança” e “Meu pai”, que ficaram sem prêmios mesmo tendo 6, 4 e 4 indicações, respectivamente. A comédia “Schitt’s Creek” e a minissérie “O gambito da rainha” vieram em seguida, com duas estatuetas cada. Na solenidade teve homenagens às carreiras de Jane Fonda (que pediu diversidade em Hollywood) e Norman Lear (muito emocionado e agradecido à família e às equipes com quem trabalhou).

O Globo de Ouro de domingo (28) experimentou um formato virtual devido à pandemia. Netflix a gigante dos serviços de streaming, teve um recorde de 42 indicações, ganhou seis prêmios nas categorias de televisão e quatro de cinema, de longe seu melhor desempenho no Globo de Ouro.

Uma reportagem do Los Angeles Times acusou a HFPA de aceitar presentes e até pagamentos em troca de indicações. A Associação nega as acusações. Não bastasse o escândalo, às vésperas do evento, atores e diretores se uniram em um protesto nas redes sociais contra a falta de negros entre os 87 membros dos votantes do Globo de Ouro.

Foto: NBC via Reuters