Cerca de 5.252 adultos das comunidades Kalunga de Cavalcanti, Monte Alegre, e Teresinha de Goiás receberão amanhã, 5, as primeiras doses da vacina contra a covid-19. O governador, que se encontra afastado de ações diárias atendendo recomendação médica, comemorou a informação em suas redes sociais dizendo estar movido por “grande emoção.”

“Esse povo, carrega séculos e séculos de história na pele. São pessoas´ que preservam sua cultura como quem cuida do bem mais precioso. Eu fiz o compromisso de cuidar de cada um dos 7,2 milhões de goianos, sobretudo dos mais vulneráveis. A emoção é grande, ”
escreveu o govenador.

O Brasil registra mais de duas mil comunidades quilombolas espalhadas pelo território e que buscam manter suas tradições vivas e atuantes, lutando pelo direito de propriedade de suas terras consagrado pela Constituição Federal desde 1988.

Calunga ou Kalunga é o nome atribuído a descendentes de escravos fugidos e libertos das minas de ouro do Brasil central que formaram comunidades autossuficientes e viveram mais de duzentos anos isolados em regiões remotas, próximas à Chapada dos Veadeiros. São três comunidades, nos municípios de Cavalcante, Teresina de Goiás e Monte Alegre de Goiás.

A mais populosa comunidade está situada no município de Cavalcante, com pouco mais de duas mil pessoas, distribuídas nas localidades do Engenho II, Prata, Vão do Moleque e Vão das Almas, sendo esta última a mais recente a se integrar no seio do município (cerca de trinta anos).

Foto: Site da Universidade Federal de Goiás/reprodução