O presidente Jair Bolsonaro esteve em Goiás na manhã dessa quinta-feira, para a inauguração de trecho de 172 km a ser liberado na Ferrovia Norte-Sul (FNS), entre São Simão (GO) e Estrela D’Oeste (SP). Na solenidade, o vice-governador, Lincoln Tejota representou o governador Ronaldo Caiado, que se recupera de uma infecção.

Este trecho da Ferrovia Norte-Sul é operado pela Rumo, que arrematou, em março de 2019, os tramos central e sul. Com duração de 30 anos, o contrato compreende 1.537 quilômetros entre Porto Nacional (TO) e Estrela D’Oeste (SP), que estarão 100% operacionais até o fim de julho de 2021.

A concessionária informou que a ferrovia já começa a ser usada nesta quinta-feira com trens carregados de soja. A carga vai até Estrela D’Oeste, onde a Malha Central se conecta a Malha Paulista.

O terminal teve custo de construção de mais de R$ 80 milhões e poderá movimentar mais de 5,5 milhões de toneladas por ano de soja, milho e farelo de soja, o que equivale a 80 mil caminhões, anualmente.

No evento, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) usou os termos “mimimi” e “frescura” ao criticar as medidas adotadas diante da pandemia da Covid-19.

“Vocês não ficaram em casa. Não se acovardaram. Temos que enfrentar os nossos problemas. Chega de frescura, de mimimi. Vão ficar chorando até quando?”, afirmou.

O presidente voltou a criticar as medidas restritivas. Segundo disse o desemprego no País não pode ser tratado “depois, a pandemia e as dificuldades econômicas enfrentadas pelos brasileiros têm que ser tratados simultaneamente.”