A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), concluiu a instalação de 30 pontos de ônibus no Corredor Preferencial T-7. Além de modernos e mais confortáveis, os novos abrigos proporcionam mais segurança ao usuário do transporte público da capital. Ao todo, serão 57 novas estruturas em toda extensão da Avenida T-7, beneficiando mais de 180 mil pessoas.
“Nossa população merece um transporte digno e seguro. Sabemos das dificuldades que os usuários enfrentam no seu dia a dia e que precisam ser superadas. Estamos trabalhando para mudar essa realidade e fazer com que a nossa cidade tenha um transporte público à altura de sua importância”, comentou o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, sobre a entrega dos 30 novos pontos de ônibus na Avenida T-7.
Goiânia conta hoje com quatro corredores preferenciais, o corredor 85, com demarcação de corredor e fiscalização por radar, o corredor T-63, com demarcação para o ônibus, ciclovias e fiscalização, o corredor Universitário na Rua 10, com demarcação para ônibus, fiscalização, ciclovia e calçadas acessíveis e, em fase de conclusão, o corredor T-7.
Durante a vistoria dos novos abrigos, o titular da Seinfra, Luiz Bittencourt, comentou que as estruturas representam uma quebra de paradigma. Segundo ele, são equipamentos de alta qualidade, igual aos utilizados nas principais cidades do mundo. “Estes abrigos se destacam pelo visual moderno e oferecem mais segurança e conforto para os usuários do transporte coletivo de Goiânia. Vamos fazer uma revolução de qualidade e tecnologia nos equipamentos do transporte público da cidade”, assegurou.
Os novos abrigos vão trazer informações sobre os trajetos de linhas, horários de viagens e localização, levando mais clareza e legibilidade, além de orientação de como utilizar o celular para ver o horário, em tempo real, de chegada do ônibus no ponto de parada.
O corredor contará com um sistema semafórico inteligente que dará maior fluidez ao trânsito de pessoas e veículos, evitando congestionamentos, gerenciado pela Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) e pela Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia. Os dutos para a instalação de fibra óptica, que farão a conexão do sistema de monitoramento e semáforos inteligentes já foram implantados.
De acordo com os técnicos da SMM, serão 37 cruzamentos em todo o corredor e a nova tecnologia será feita por meio de câmeras com a função de laço detector virtual, verificando a contagem de veículos e sua ocupação. Todas as informações são enviadas para o controlador e do controlador para a central de semáforos, onde todos os verdes serão disponibilizados por essa central.
Os técnicos explicam que os semáforos inteligentes foram desenvolvidos visando uma locomoção urbana mais eficiente, em que o fluxo de veículos é detectado 200 metros antes do semáforo e, no momento em que o veículo passar pelo sensor, os dados são enviados automaticamente para a controladora que, por sua vez, monitora os intervalos em que o semáforo deve operar, oferecendo a melhor circulação, tanto de pedestres quanto de veículos.
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