O Movimento “Compre Delas” iniciativa do “Ela Faz” programa oficial do Facebook para mulheres que empreendem, reuniu um time de mulheres formado por artistas plásticas para impulsionar o empreendedorismo feminino e incentivar os consumidores a comprarem de mulheres que administram pequenos negócios. A ação, lançada nesta segunda-feira, conta com o apoio de Universa, plataforma feminina do Uol.

O grupo é formado por ilustradoras do Brasil, Argentina e México que foram convidadas a usar o formato lambe-lambe, que resgata a memória afetiva dos brasileiros, para criar um manifesto de arte no Mês das Mulheres. Participam da ação Ana Flavia (@affnana), Camila Rosa (@camixvx), Renata Dorea (@renatadore), SIL (@ilustrasil) e Thais Aguilera (@porthaisaguilera) no Brasil; Cely Húus (@celyhuus) no México; e Eugenia Mello (@eumiel) e Pepita Sandwich (@pepitasandwich) na Argentina, e são reconhecidas por usarem a arte para conscientizar sobre temas como igualdade racial e de gênero, resgate da identidade, independência e empoderamento femininos.

Por meio do acesso à página da campanha #CompreDelas, que contém informações detalhadas sobre a iniciativa, artistas participantes e demais benefícios e conteúdos disponíveis a empreendedoras como parte da campanha, é possível realizar o download da ilustração em alta resolução para impressão (possibilitando até mesmo o emolduramento) e também no formato para compartilhamento nas redes sociais. Além disso, as artes também poderão ser usadas como stickers, gifs e filtros.

ElaFazHistória é o programa oficial do Facebook para mulheres empreendedoras. Ele nasceu, segundo seus criadores, com a ideia de inspirar, conectar e empoderar as mulheres e as empresas delas por meio de treinamentos, recursos, eventos exclusivos e muito mais.