O secretário estadual da Saúde, Ismael Alexandrino, declarou nesta manhã de hoje,20 que o atual lote, que chegou hoje a Goiás, vai propiciar a imunização de idosos de 70 anos, podendo chegar a 68 anos, na capital; e de cidadãos a partir de 65 anos, no interior. “Quanto mais pessoas desta idade vacinadas, diminui a possibilidade de agravamento dos casos”, ressaltou.

O carregamento com 115,6 mil imunizantes da CoronaVac e 13,5 mil da Oxford/Astrazeneca fará, por exemplo, que no interior, pessoas a partir de 65 anos tenham grandes chances de serem imunizadas. O governador Ronaldo Caiado informou o compromisso assumido pelo novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, de repasse semanal às unidades federativas a partir de agora. “Podemos usar 100% das doses, porque eles garantem o envio do próximo lote”, disse. Ele destaca benefícios do avanço da vacinação de grupos prioritários: maior capacidade de resistir à doença e diminuição de casos graves.

“Com essa autorização [do governo federal] para que possamos usar 100% das doses, porque eles garantem o envio do próximo lote no decorrer da semana e, consequentemente, a segunda aplicação, nós recebemos a remessa com maior volume para o D1 [dia 1 da vacinação]”, explicou Caiado.

O governador listou também as vantagens de vacinar mais pessoas ao mesmo tempo, principalmente os grupos vulneráveis, como os idosos. “Isso faz com que, nos próximos dias, essas pessoas já comecem a produzir imunidade e também tenham uma capacidade melhor de resistir caso venham a se contaminar”, exemplificou.

Com mais esse carregamento, Goiás acumula 847.780 doses de vacinas recebidas contra a Covid-19. São 715,2 mil da CoronaVac e 132,5 mil da AstraZeneca. Levantamento oficial e preliminar realizado pela SES-GO apurou que, referente à primeira dose, já foram aplicados 324.481 imunizantes em todo o Estado. Em relação à segunda dose, foram vacinadas 103.742 pessoas.