Segundo notícia do portal G1 com as mudanças geradas pela crise sanitária, a lista de indicados ao Oscar de 2021 acabou se tornando uma das mais heterogêneas da história.

Senão vejamos na categoria de Melhor Filme, são oito filmes concorrendo, três deles com protagonistas não brancos: “Minari”, “O som do silêncio” e “Judas e o Messias negro”. Outros dois indicados têm personagens principais femininas: “Bela vingança” e “Nomadland”.

O que também mudou por causa da Covid-19 foram as regras da premiação. Antes, pra concorrer ao Oscar – salvas algumas exceções -, um filme precisava ter sido exibido por um determinado período de tempos em cinemas de Los Angeles (EUA).

Com cinemas fechados na pandemia, a Academia teve que dar o braço a torcer e aceitar inscrições de filmes que foram transmitidos apenas pela internet. Isso fortaleceu as plataformas de streaming e filmes com orçamentos menores.

O que também mudou por causa da Covid-19 foram as regras da premiação.Com cinemas fechados na pandemia, a Academia teve que dar o braço a torcer e aceitar inscrições de filmes que foram transmitidos apenas pela internet. Isso fortaleceu as plataformas de streaming e filmes com orçamentos menores.

A organização confirmou o formato presencial. Os profissionais indicados foram informados de que participar por Zoom não será uma opção. A transmissão ao vivo vai acontecer em dois lugares diferentes: o Teatro Dolby, tradicional sede do Oscar desde 2002, e a estação de trem Union Station. Ambos os espaços ficam em Los Angeles.

A Academia já anunciou aos seus membros que só serão convidados para participar da cerimônia os apresentadores das categorias, os indicados e seus convidados.