O Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar), criado com o objetivo de oferecer suporte aos municípios caso o Programa Nacional de Imunização (PNI) não supra a demanda nacional de vacinas, efetivou sua diretoria com representantes por regiões de prefeitos de capitais e não capitais do país. O prefeito de Aparecida de Goiás, Gustavo Mendanha, assume o cargo de vice-presidente da regional Centro-Oeste para cidades não capitais. O Consórcio Nacional das Vacinas das Cidades Brasileiras será presidido pelo prefeito de Florianópolis (SC), Gean Loureiro.
A proposta do Conectar, idealizado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), é adquirir as vacinas para a imunização contra Covid-19 nos municípios, além de insumos e medicamentos. São mais de 2,6 mil municípios brasileiros que integram o consórcio instituído em Assembleia Geral realizada no dia 22 de março. A eleição da diretoria do Conectar, que teve chapa única, ocorreu nesta segunda, 29, por meio virtual, mesma modalidade que será adotada na cerimônia de posse. Ao todo, foram 682 eleitores que corresponderam a 2.970 votos, já que o peso de cada voto varia de acordo com o número de habitantes dos municípios.
A proposta do consórcio começou a ser desenhada em fevereiro deste ano, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou que estados e municípios participassem de negociações para a aquisição de imunizantes contra a Covid-19. O objetivo do consórcio é oferecer suporte aos municípios caso o Programa Nacional de Imunização (PNI) não consiga suprir a demanda nacional.
Os recursos para aquisição de vacinas, medicamentos e insumos para o enfrentamento da Covid-19 poderão ser de três formas: por meio dos municípios consorciados, de aporte de recursos federais e de doações nacionais e internacionais de fundações, instituições, empresas etc. Além disso, o consórcio poderá receber doações de insumos, vacinas, medicamentos – tudo o que for preciso para o enfrentamento à Covid-19.
Agora vice-presidente do Consórcio Conectar, Mendanha revelou que os prefeitos pediram na última sexta-feira (26) aos Estados Unidos o empréstimo de doses da vacina contra Covid estocadas em território americano. Essa estratégia, segundo o prefeito de Aparecida, permitiria ao Brasil adiantar em um mês a previsão colocada pelo governo brasileiro de vacinar, até o final de julho, todas as pessoas dos públicos-alvo. Esse pedido também já foi feito pelo Senado e o Supremo Tribunal Federal.
O Conectar propõe devolver os imunizantes à medida que o Brasil for adquirindo novas doses através de outras negociações. O Consórcio Nacional das Vacinas das Cidades Brasileiras foi idealizado pela Frente Nacional de Prefeitos.
Foto: Rodrigo Estrela
Leave A Comment