Lu  O Instituto Butatan entregou hoje (5) mais um milhão de doses da vacina contra o coronavírus ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). Com o lote desta manhã, o instituto forneceu um total de 37,2 milhões de doses da vacina CoronaVac, desenvolvida em parceria com o laboratório chinês Sinovac, para serem distribuídas em todo o país.

“Até 30 de agosto 100 milhões de doses da vacina do Butantan serão entregues ao Ministério da Saúde”, afirmou o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), em entrevista coletiva em cerimônia de entrega das vacinas do Butantan, que é ligado ao governo estadual.
A CoronaVac, desenvolvida pela chinesa Sinovac e envasada no Butantan, é a principal vacina utilizada na campanha nacional de imunização, sendo responsável por mais de 80% das doses aplicadas até o momento. A única outra vacina disponível é a da AstraZeneca, envasada no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz.

Até o fim deste mês, o Butantan deve finalizar o primeiro contrato firmado com o Ministério da Saúde para fornecimento de 46 milhões de doses do imunizante. Até o fim de agosto devem ser fornecidas mais 54 milhões de doses ao PNI, totalizando 100 milhões de doses de CoronaVac.

A campanha de vacinação brasileira contra a Covid-19 tem sofrido desde o início, em janeiro, com a escassez de doses, no momento em que o Brasil se tornou o novo epicentro da pandemia e registra cerca 3.000 mortes por dia em média.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, 16,5 milhões de pessoas foram vacinadas com a primeira dose, o equivalente a 7,8% da população. Apenas o grupo prioritário para a vacinação conta com 78 milhões de pessoas