O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, entregou nesta sexta-feira (09/04) 20 capacetes Elmo e cinco respiradores à Santa Casa de Misericórdia, que a Secretaria Municipal de Saúde recebeu do Governo de Goiás, de um total de 50 equipamentos, para auxiliar no tratamento de pacientes com síndrome respiratória grave causada pela Covid-19. Outras unidades de saúde também vão receber os equipamentos.
Trata-se de mais uma ação da prefeitura no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no município. Para Rogério Cruz, a entrega destes capacetes reforça o compromisso de sua gestão com a saúde e o combate à pandemia. “Para nós, é uma alegria e satisfação muito grande por entregar alguns materiais importantes para a Santa Casa, hospital que sempre foi referência em nosso município e no Estado. Nós que estamos trabalhando para dar qualidade de vida para as pessoas, investir em saúde também traz qualidade de vida”, pontuou.
Além do prefeito, participaram do ato a primeira-dama Thelma Cruz e o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, além da superintendente-geral da Santa Casa, Irani Ribeiro, e o superintendente administrativo, Irondes José de Morais.
Produzido por pesquisadores do estado do Ceará, o capacete já é utilizado no Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara (HMMCC), em Goiânia, na triagem de pacientes que chegam com insuficiência respiratória, evitando, muitas vezes, a intubação.
Como funciona o Elmo
O Capacete de Respiração Assistida envolve toda a cabeça do paciente. Ele é fixado no pescoço com uma base que veda a passagem do ar. Aplica-se um fluxo de gases medicinais com oxigênio (O2) e ar comprimido capazes de gerar uma pressão positiva (acima da pressão atmosférica). Essa pressão ajuda em situações em que o pulmão está com dificuldades de oxigenação. O Elmo pode ser esterilizado e reutilizado em outros pacientes, daí a importância do equipamento no tratamento contra a Covid-19.
“São dispositivos que evitam ou melhoram a facilidade da saída dos pacientes que vão à ventilação mecânica. São ventiladores modernos que garantem segurança. Esses capacetes podem funcionar como isolamento desses pacientes, e podem evitar que sejam intubados, ou seja, são equipamentos que garantem mais segurança e conforto para que as pessoas sejam atendidas”, explica o secretário municipal de saúde, Durval Pedroso.
Leave A Comment