O governador Ronaldo Caiado anunciou em suas redes sociais que Goiás receberá do Ministério da Saúde, mais 187.750 doses de vacinas sendo 114.955 para aplicação em primeira dose e 72.795  para  segunda dose. Elas chegam nesta quinta-feira,15. Caiado comemorou a notícia declarando que em breve o Estado terá cumprido o cronograma de vacinar todos os idosos, para imunizar outras faixas etárias contra a covid-19.

Já a Prefeitura de Goiânia comemora a realização da testagem de cerca de 100 mil testes de Covid-19 apenas este ano. O diagnóstico da doença é a única forma de identificar pacientes infectados, especialmente assintomáticos, e isolá-los, evitando a transmissão do vírus.

Dois testes são realizados pela Prefeitura de Goiânia. Um deles é o antígeno modalidade na qual o resultado sai em 20 minutos. Neste caso, a média semanal de testes realizados é de 5.250. O montante inclui tanto aqueles feitos nas unidades de saúde, para efeitos de encaminhamento do paciente, quanto nas ações de testagem ampliada.

As unidades de saúde também realizam os testes do tipo RTPCR, que detecta o vírus em pessoas sintomáticas. O exame, com coleta de swab naso-orofaringe, tem resultado apresentado em até 24 horas e o paciente pode visualizá-lo pela internet. Em média, 8.400 testes desta modalidade são feitos toda semana em 42 unidades de saúde da capital.

Foto: Marcelo Camargo/ABr