O Brasil recebeu, na manhã desta segunda-feira (19), mais 3 mil litros do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), matéria-prima para produção da CoronaVac. A matéria-prima vai ser suficiente para produzir mais 5 milhões de vacinas contra a Covid-19. A Coronavac é a vacina contra a Covid-19 produzida pelo Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.

Com a remessa, o Butantan vai completar a entrega das 46 milhões de doses de Coronavac ao Ministério da Saúde até 10 de maio. A promessa inicial era que essas doses seriam entregues ao governo federal até o fim de abril. O atraso ocorre porque o processo de envase e rotulagem, etapa final de produção da vacina, vai demorar 2 semanas.

Até este sábado (17), o Brasil aplicou mais de 32 milhões de doses de vacina contra a covid-19. 24 milhões de pessoas já tomaram a primeira dose e mais de 8 milhões, a segunda dose. Com isso, segundo o Ministério da Saúde, o Brasil aparece em nono lugar no ranking global de vacinação por 100 mil habitantes.

Mas a situação da covid-19 no país ainda é crítica. Nesse sábado, foram contabilizadas 2.929 mortes pela doença e o Brasil acumulou mais de 371.678 mortes desde o início da pandemia. O número de pessoas recuperadas está em 12 milhões.

 

Com inforamções do G1 e da Agência Brasil